Secretaria de Saúde aprimora assistência em casos de AVC e infarto no DF

Com treinamento de profissionais e uso de tecnologia, pacientes recebem tratamento mais eficaz

Por Josiane Canterle

O fluxo interno de atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) está sendo aprimorado nas unidades de emergência da rede pública de saúde. O objetivo da ação, que integra o projeto Sprint, é reduzir a mortalidade por infarto e o tempo de internação. A iniciativa possibilita, ainda, que os profissionais tenham suporte, durante o atendimento ao paciente, por meio de consultas remotas com outros especialistas.

Para que essa novidade se torne uma ação constante, profissionais e estudantes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) estão sendo capacitados.

“Esse projeto nada mais é do que treinar, capacitar todas as equipes de saúde das Unidades de Pronto Atendimento e prontos-socorros conforme protocolos pré-estabelecidos. Além de saber atender o paciente, notificar, ter dados de qualidade para a gente avaliar se está tendo algum gargalo, para que possamos melhorar esse atendimento”, explica a cardiologista e coordenadora do projeto Sprint, Edna Marque de Oliveira.

Além dos treinamentos, o projeto baseia-se em uma comunicação rápida e eficiente. Para isso, as unidades de saúde receberam tablets, que facilitam a troca de informações clínicas entre os profissionais. Essa ação ajuda no diagnóstico e tratamento dos pacientes, possibilitando melhores condições de recuperação.

“Quando recebemos um paciente com infarto, levamos em consideração todo o histórico clínico. Havendo necessidade de um auxílio especial no caso, os profissionais podem fazer contato com o Instituto de Cardiologia e com o Hospital de Base para discutir o caso e definir o tratamento adequado”, esclarece.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a causa de mais de 15 milhões de mortes no mundo. Em nosso país, anualmente, morrem quase 100 mil brasileiros por ano por ataque cardíaco. Outras 100 mil pessoas morrem de Acidente Vascular Cerebral. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no ano de 2019, até a presente data, foram registradas 290.615 mortes ocasionadas pelas diferentes doenças cardiovasculares.

Diante deste cenário, segundo Edna, a implantação desse projeto é de extrema relevância e tem impacto, ainda, na redução do tempo de internação hospitalar e, principalmente, no número de mortes de pacientes por essa doença. “Os pacientes que entram no projeto têm a garantia de fazer o cateterismo em até 24 horas depois do infarto. Então, agilizamos todo o tratamento do paciente, com a qualidade e a assistência necessárias”, finaliza.

Fonte: Agência Saúde DF

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...