23.5 C
Brasília
18 set 2026 02:46

Secretaria de Saúde amplia serviços à população do Jardim Botânico

Unidades Básicas de Saúde da região tiveram atendimento reforçado. Saiba a área de atuação de cada uma

Por Humberto Leite

Moradores do Jardim Botânico – região administrativa com cerca de 67 mil habitantes – contam, a partir desta sexta-feira (10), com uma nova organização dos serviços de saúde. Agora, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dão assistência, conforme o endereço residencial (ver abaixo). Ao todo para o atendimento, são 11 equipes de Saúde da Família (eSF), sendo três novas.

Mapa mostra a distribuição do atendimento em UBSs para a população do Jardim Botânico. Imagem: Reprodução/InfoSaúde-DF

“Em diálogo com a Administração Regional do Jardim Botânico e a partir de dados como população local e demandas, reforçamos e fizemos mudanças na rede de atendimento de forma a garantir a oferta de todos os serviços da Atenção Primária à Saúde”, aponta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Para o novo arranjo, houve mobilização de diversas unidades da pasta, com remanejamento de servidores e lotação de mais profissionais.

Nas UBSs, as comunidades têm acesso a serviços como acompanhamento de doenças crônicas, saúde bucal e mental, rastreamento de câncer de colo de útero e de mama, planejamento reprodutivo, Práticas Integrativas em Saúde (PIS), assistência aos beneficiários do Programa Bolsa Família, coleta de exames, dentre outros. As unidades são também a porta de entrada à assistência especializada da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Onde ser atendido

A definição dos locais de referência das UBSs levou em consideração a população de cada área e a facilidade de acesso de moradores, como linhas de ônibus disponíveis e presença de ruas e avenidas, de forma a tornar o trajeto mais acessível.

Até o mês passado, eram quatro UBSs responsáveis pelo atendimento de toda a população do Jardim Botânico: UBS 1 Jardins Mangueiral e as UBS 2, 5 e 10 de São Sebastião. Em adição ao rol, a UBS 1 do Lago Sul se junta à cobertura da região. Com isso, foi necessário também redistribuir as áreas de referência a cada UBS.

Moradores do Altiplano Leste e condomínios próximos, compreendendo todas as áreas com acesso rodoviário pela Estrada Parque Contorno (DF-001) até a Avenida das Paineiras, serão atendidos na UBS 1 do Lago Sul, localizada junto à policlínica. A unidade também é referência para a Avenida do Sol e para o início da Estrada do Sol, desde o acesso pela Avenida do Sol até a região da Estância Santa Paula.

Já a área da Estrada do Sol entre os condomínios Chácaras Itaipu e Quintas dos Ipês tem como referência a UBS 2 de São Sebastião, que recebeu mais uma eSF. Na mesma estrada, a partir do condomínio Del Rey até os bairros João Cândido e São Gabriel, está a área da UBS 10 da região. A UBS 5, em Nova Betânia, continua como referência aos moradores do Tororó, Barreiros e Nova Betânia.

UBS 2 de São Sebastião recebe mais uma equipe de Saúde da Família para reforçar atendimento dos moradores do Jardim Botânico. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

 

Quem mora no Jardim Botânico 3, na margem da DF-463, deve ter como referência a UBS 1 do Jardins Mangueiral. A unidade também é referência a todas as quadras do Jardins Mangueiral. É possível conferir qual a UBS de referência a partir de busca pelo CEP residencial no portal InfoSaúde.

 

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...