Por Kleber Karpov
Em uma postagem nas redes sociais, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), mandou um duro recado aos “valentões” que gostam de agredir mulheres, ao divulgar a sanção da Lei Lei 7.643/24, de autoria do parlamentar, pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Um cadastro de pessoas condenadas pela justiça por prática de violência contra a mulher, deve ser disponibilizado para consulta pública por parte de empresas e até de possíveis parceiras.
“Essa é pra você, valentão, que gosta de violentar mulher. Em 2024, foi sancionada uma lei de minha autoria que garante que o executivo disponibilize ali os dados do valentão. Sabe o que vai acontecer? Agora as mulheres vão poder consultar quem é a pessoa que ela está se relacionando. As empresas vão consultar quem são aqueles que estão sendo contratados. Quem sabe assim, você para de bater em mulher.”, disse Vianna.
Vianna observou ainda que “Tudo já foi feito pra parar essas agressões. Nada se resolveu tão efetivo. Agora, de repente, você ficando famoso na internet, quem sabe você para, né? É isso aí. Eu vou ficar trabalhando com as mulheres.”.
Exposição
Para o deputado, a medida, ao expor o agressor que comete tal prática criminosa, pode dificultar o criminoso a entrar em novas relações, uma vez que as mulheres passam a poder verificar se os pares estão inscritos em relação de praticantes dessa prática violência. Além de dificultar, também, o acesso ao mercado de trabalho uma vez que os empreendimentos comerciais vão evitar realizar tais contratações.
“Você será exposto! Agora, qualquer pessoa pode ter acesso a foto, e cadastro daqueles condenados por violência contra a mulher! As mulheres vão poder consultar com quem estão se relacionando. Empresas, quem estão contratando, sem precisar de advogado ou qualquer outro meio. A coisa ficou séria! Agora, eles ficarão famosos!”, concluiu Vianna.

Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.