Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Secretaria de Saúde do Distrito Federal alinha diagnóstico e acompanhamento de grávidas a normas internacionais para prevenir complicações maternas e neonatais

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, em dezembro (17/Dez), o fortalecimento das ações de diagnóstico e acompanhamento de gestantes com diabetes para se alinhar às novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida deve garantir assistência especializada na rede pública para prevenir complicações maternas e neonatais, visto que a doença afeta uma em cada seis grávidas no mundo. O plano prioriza a identificação precoce por meio de exames de glicemia e a regulação imediata para centros de alto risco.

A SES-DF mantém uma estrutura consolidada para identificar a doença logo no início da gestação. O protocolo de pré-natal de risco habitual exige a realização de glicemia de jejum no primeiro trimestre. Caso os resultados indiquem necessidade, os médicos devem solicitar o Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG). Esse fluxo busca assegurar que a paciente receba o tratamento adequado antes do agravamento do quadro clínico.

O ginecologista Marcelo Cronemberger, que atua no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), explica que o sistema de regulação deve encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco logo após a confirmação. Segundo o médico, todas as regiões de saúde do Distrito Federal possuem serviços preparados para esse acolhimento. As unidades contam com endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros qualificados para o monitoramento contínuo das taxas glicêmicas.

Prevenção e planejamento

A atuação das equipes multiprofissionais foca no controle rigoroso da dieta e, se necessário, na definição do uso de medicamentos. O acompanhamento também inclui a avaliação constante do desenvolvimento do feto e o monitoramento de comorbidades associadas. O objetivo central é reduzir a incidência de partos prematuros e outras intercorrências graves durante o período gestacional.

“Para mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2, é fundamental planejar a gravidez. O bom controle glicêmico antes da concepção reduz o risco de malformações, abortamentos e intercorrências nos primeiros meses de gestação”, disse Cronemberger.

Manejo no momento do parto

As orientações da OMS estabelecem que a decisão sobre o momento do parto deve ocorrer de forma individualizada. Os profissionais devem considerar o controle da glicemia e as condições clínicas gerais da mãe e do bebê. A SES-DF aplica esse modelo pautado em evidências científicas para definir a idade gestacional segura para o procedimento.

O diabetes atinge atualmente mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. Diante desse cenário de avanço da doença crônica, a gestão da saúde local busca consolidar a linha de cuidado materno-infantil. O reforço nos protocolos pretende promover gestações mais seguras e diminuir os índices de morbidade na capital federal.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...