25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:13

Saúde mental é tema de seminário destinado a servidores do GDF

Inscrições abertas até 23 de janeiro no site da Egov; objetivo é prevenir e combater adoecimento emocional na administração pública

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) realiza, em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), o seminário “Saúde mental: a vida pede equilíbrio”. O evento, destinado a todos os servidores do GDF, acontecerá no auditório da Egov, no dia 26 de janeiro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Egov até 23 de janeiro.

“O seminário tem o objetivo de promover a discussão e reflexão sobre os cuidados com a saúde mental tanto na perspectiva de prevenção do adoecimento emocional quanto nas possibilidades de tratamentos especializados”Ana Paula Cardoso, secretária executiva de Gestão Administrativa

A iniciativa faz parte das ações de governo voltadas à campanha nacional Janeiro Branco, maior movimento no Brasil em prol da difusão e conscientização a respeito dos fatores de proteção à saúde emocional. “O seminário tem o objetivo de promover a discussão e reflexão sobre os cuidados com a saúde mental tanto na perspectiva de prevenção do adoecimento emocional quanto nas possibilidades de tratamentos especializados”, destaca a secretária executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso.

De acordo com a psicóloga e gerente de Saúde Mental da Subsaúde, Jacqueline Ferraz da Costa, que será a mediadora do seminário, a temática é de extrema relevância não apenas para a máquina pública, mas para a sociedade como um todo. “Cabe a nós, enquanto gestores, promover, coordenar e elaborar políticas que envolvam temas sensíveis e necessários”, destaca.

“Um dos objetivos do seminário é fazer com que os servidores se habituem com o tema, visando a promoção da saúde mental para que, assim, possamos contribuir para a redução e até para a eliminação do adoecimento psíquico na vida e no ambiente de trabalho”Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov

Segundo Jacqueline, a ideia é chamar a atenção, difundir e ampliar o debate sobre a importância do diálogo em torno dos temas saúde mental e da saúde emocional. “Cuidar da saúde mental é cuidar da vida! Todos somos agentes de psicoeducação e podemos construir uma cultura da saúde mental, inclusive, no trabalho”, acrescenta.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, destaca que a informação é uma das medidas capazes e eficazes para promover a prevenção da saúde mental e combater o adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições. “Um dos objetivos do seminário é fazer com que os servidores se habituem com o tema, visando a promoção da saúde mental para que, assim, possamos contribuir para a redução e até para a eliminação do adoecimento psíquico na vida e no ambiente de trabalho”, enfatiza a diretora.

Conteúdo do seminário

O seminário é presencial e terá início às 10h do dia 26 de janeiro, com a recepção dos servidores inscritos. Logo em seguida, a mediadora Jacqueline Ferraz da Costa, apresentará “O que é a Campanha Janeiro Branco? ”.

Das 11h às 11h20, Marina Rúbia dos Anjos Dias, que é psicóloga e especialista em Saúde da Família e psicoterapia, fará uma breve psicodinâmica. Também servidora do Samu (SES-DF), ela ainda fará a palestra “Saúde Mental e Intervenção em crise”.

Para encerrar o seminário, das 11h às 11h20, a mediadora de conflitos Samira Lasbeck de Oliveira Soares, que é mestre em Ciências Ambientais pelo Procam-USP e graduada em direito, vai discorrer sobre o tema “Saúde Mental: a qualidade de vida pela ótica da mediação de conflitos”. Das 11h40 às 12h, será aberto o espaço para perguntas.

Serviço
Seminário Saúde mental: a vida pede equilíbrio
– Data: 26 de janeiro de 2023
– Horário: das 10h às 12h
– Local: Auditório da Escola de Governo
– Inscrições até domingo, 23 de janeiro
– Para realizar a sua inscrição, acesse o link https://sistemas.df.gov.br/EGOV/Cursos.aspx



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...