23.5 C
Brasília
19 mar 2026 20:57

Saúde do Distrito Federal recebe 1000 novos agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental

Por Kleber Karpov

Nesta quarta-feira (27), 500 novos agentes Comunitário de Saúde (ACS) e outros 500 de Vigilância Ambiental de Saúde (AVAS) assinaram contratos com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), no Clube da Saúde. As contratações ocorrem após os profissionais de saúde, que devem reforçar o Estratégia Saúde da Família (ESF), passarem por processo seletivo para fortalecer a Atenção Primária de Saúde (APS) do Distrito Federal.

Durante o ato de assinatura de contratos, o secretário de Estado de Saúde, Manoel Pafiadache, ressaltou a importância do trabalho que cada um desenvolverá. “É um prazer imenso receber todos aqui, pois vocês levarão saúde para as famílias do DF. O trabalho de vocês é fundamental para a Secretaria de Saúde, pois cada um entrará na casa das milhares de famílias. É de extrema importância reforçar as equipes da Atenção Primária à Saúde”, disse.

Reforço na APS

De acordo com a SES-DF, os novos ACS devem atuar na realização de cadastramentos de famílias para atendimento das equipes do ESF, na busca ativa de pessoas ainda sem imunização contra a covid-19 e outras doenças, além de identificar necessidades assistenciais das família visitadas. Os AVAS, por sua vez, atuam no combate às endemias, em especial à dengue, além de apoiar as equipes de vacinação contra a pandemia.

Reação

A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, comemorou o reforça à APS. “É com muita alegria que recebemos a notícia de mais mil agentes atuando na ponta, diretamente com a população”, salientou.

 

Destaques

Março Azul alerta para o câncer de intestino e reforça a importância da prevenção

Por Kleber Karpov A campanha Março Azul 2026, promovida por...

Governo Federal publica Medida Provisória que obriga registro de fretes e bloqueia operações fora do piso mínimo

Por Kleber Karpov O Governo Federal publicou, nesta quinta-feira (19/Mar),...

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...