16.5 C
Brasília
11 jul 2025 23:40

Saúde defende envolvimento da população contra a dengue

Eliminar possíveis focos em casa diminui riscos, lembra secretaria

Agência Brasília*

A única forma de reduzir os casos de dengue é evitar a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. Uma parcela deste trabalho é de responsabilidade do governo, que tem atuado diariamente na eliminação dos focos, larvas e mosquitos. Porém, a prevenção também deve ser feita pela população.

O mosquito costuma depositar os ovos em criadouros com água parada e limpa, como caixas d’água, garrafas e vasos de plantas. “As pessoas devem olhar dentro de suas casas todos os dias, observando ambientes que tenham ou possam acumular água, como baldes, tanques, latas, pneus, para evitar que sejam depósitos de ovos e larvas”, orienta o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero.

Ele frisa que não é necessário colocar água sanitária, como algumas pessoas propagam. Basta jogar a água fora e eliminar o recipiente ou lavá-lo bem, com escova, água e sabão.

Vigilância

Todas as regiões de Brasília estão recebendo ações de combate à dengue, diariamente. A população deve facilitar o acesso dos agentes de vigilância para que eles possam verificar a possibilidade de focos do mosquito. Uma vez detectado o foco, eles poderão tomar as providências adequadas, como aplicação de larvicida.

“Caso a pessoa fique com receio de abrir a porta para o agente de saúde, ele pode pedir para ver a identificação funcional. Além disso, todos andam devidamente uniformizados”, ressalta Divino.

Ele diz ainda que, caso o morador não permita a entrada do agente, a Vigilância Ambiental poderá usar alvará judicial expedido pela 3ª Vara da Fazenda Pública do DF. A medida serve para ingresso em imóveis fechados, abandonados ou com acesso negado.

* Com informações Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Operação apreende mais de 800 quilos de carne imprópria para consumo em estabelecimento irregular

Uma operação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento...

Gestantes recebem atenção especial em projeto de acolhimento no Hospital de Santa Maria

Nesta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Santa Maria...

Educação do DF divulga resultado para cursos técnicos e de qualificação profissional

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou,...

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em queda, diz Fiocruz

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10),...

Plantonista 11 Jul 2025: Taxação de Trump e bife de ouro, de quem é a culpa e quem paga a conta?

Contagem regressiva Após repercussão a ação do presidente dos Estados...

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Destaques

Operação apreende mais de 800 quilos de carne imprópria para consumo em estabelecimento irregular

Uma operação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento...

Gestantes recebem atenção especial em projeto de acolhimento no Hospital de Santa Maria

Nesta quinta-feira (10), o Hospital Regional de Santa Maria...

Comitiva internacional conhece trabalho do GDF na aplicação de medicamentos em bebês

Com o objetivo de fortalecer parcerias e apresentar o...

Educação do DF divulga resultado para cursos técnicos e de qualificação profissional

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou,...