18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:54

Saúde adquire 5,5 milhões de comprimidos para tratar diabetes

Gliclazida 60 mg será entregue nas UBSs a partir desta quinta-feira (26)

Agência Brasília

Em falta desde agosto do ano passado nos depósitos centrais da Secretaria de Saúde (SES), o medicamento Gliclazida 60mg, necessário para o tratamento da diabetes, finalmente chegou. A primeira remessa, com aproximadamente 5,5 milhões de comprimidos, já se encontra disponível na secretaria. Mais entregas serão feitas ao longo dos meses, para abastecer a rede pública de saúde até o próximo ano.

Os remédios foram armazenados no galpão da pasta que abastece toda a rede de Atenção Básica de Saúde do Distrito Federal. A partir desta quinta-feira (26), as unidades básicas de saúde (UBS) de todo o DF começam a receber o Gliclazida 60mg para, então, dispensarem à população.

“Os processos da secretaria têm evoluído muito, no sentido de garantir dignidade aos pacientes, incluindo os diabéticos, e esse medicamento supre toda a rede de Atenção Básica para as cerca de 600 equipes de Saúde da Família do DF”, destacou o secretário de Saúde, Francisco Araújo, durante inspeção feita no galpão para da SES. “Faremos sempre essas visitas, para que seja assegurado o abastecimento e, assim, a secretaria garanta saúde de qualidade na Atenção Básica.”

O secretário também lembrou que outras medidas já têm sido adotadas para reforçar os atendimentos e serviços ofertados. “Nos próximos dias, estaremos consistindo mais de 100 equipes de saúde que não estavam completas em regiões como Ceilândia, que ganharão novos médicos”, disse. “O fortalecimento da Atenção Básica, porta de entrada dos usuários na rede pública, é a grande solução para o sistema de saúde do DF”.

Abastecimento

A subsecretária de Logística da Secretaria de Saúde, Mariana Rodrigues, explica que novos pedidos têm sido feitos para abastecer o estoque de medicamentos voltados a diabéticos e demais pacientes com doenças crônicas.

“A ideia é que, em vez de entregar medicamentos para eles utilizarem ao longo de um mês, seja entregue o suficiente para dois a três meses”, relatou. “Para isso, precisamos ter o estoque bem abastecido. Estamos fazendo novos pedidos e recebendo mais material, para que os pacientes não precisem retornar às unidades com tanta frequência.”

Além disso, a SES também aprovou uma circular para prorrogar a validade das receitas médicas, como a da Gliclazida, para até 240 dias. “Nesse período, os usuários não precisam voltar no médico para renovar a prescrição”, explicou a subsecretária.

Os pacientes diabéticos que necessitam da Gliclazida 60mg devem buscar o remédio na UBS mais próxima de suas residências. Eles precisam levar uma prescrição médica válida, o cartão de Saúde e um documento de identidade.

Fitas glicêmicas

Nesta semana também chegaram ao estoque da Atenção Básica de Saúde 2.746.350 unidades de fitas glicêmicas para uso domiciliar de pacientes diabéticos. Os insumos já estão disponíveis nas UBS para a população.

“Com as fitas, mais a Gliclazida, abastecemos a rede para esses pacientes terem a assistência adequada. Já estamos também com um novo processo em andamento, para que, até o fim deste ano, continuemos as compras sem interrupções”, informou a diretora de Logística da SES, Manuela Leite.

* Com informações da SES

Fonte: Agência Brasília

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...