19.5 C
Brasília
29 jan 2026 04:47

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em paciente não vacinado

Secretaria da Saúde confirma paciente de 27 anos morador da capital sem imunização com histórico de viagem ao exterior

Por Kleber Karpov

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou o segundo caso de sarampo do ano neste domingo (13/Dez). O paciente é um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que não estava vacinado e adquiriu a doença durante uma viagem recente ao exterior, configurando um caso importado do vírus. O indivíduo recebeu atendimento médico especializado e obteve alta hospitalar, mas o registro mantém o alerta sobre a importância da imunização no estado.

O primeiro caso de sarampo em 2025 havia sido identificado em abril, também em um residente da capital paulista. O Ministério da Saúde informou que, entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil contabilizou 37 confirmações da doença em todo o território nacional. Todos os registros correspondem a casos importados, sem transmissão autóctone (local) do vírus.

Situação nacional

O número de ocorrências de sarampo na região das Américas aumentou significativamente neste ano. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) notificou, até 7 de novembro, 12.596 casos e 28 óbitos em dez países do continente. A maior parte destas infecções ocorreu no México.

A Opas reforça que a transmissão afeta principalmente comunidades com baixas taxas de vacinação. De acordo com a entidade, 89% dos casos ocorreram em pessoas não imunizadas ou com o status vacinal desconhecido.

Contágio e prevenção da doença

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que já se configurou como uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. A transmissão do vírus ocorre por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio da tosse, espirro, fala ou respiração de indivíduos contaminados.

O vírus é extremamente infeccioso, o que significa que um paciente contaminado pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não possuem imunidade. Por este motivo, a imunização contra o sarampo representa a principal e mais eficaz forma de prevenção.

Os principais sintomas da doença são manchas vermelhas no corpo e febre alta, acima de 38,5 graus. A febre deve estar acompanhada de tosse, conjuntivite, nariz escorrendo ou mal-estar intenso. Casos podem evoluir para complicações graves, com possibilidade de causar diarreia intensa, infecções de ouvido, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Brasil mantém certificação

O Brasil recebeu a certificação da eliminação do sarampo em 2016. No entanto, o país perdeu este status em 2019, após o registro de mais de 21,7 mil casos da doença, impulsionados pelo grande fluxo migratório associado às baixas coberturas vacinais.

O último caso de sarampo considerado endêmico foi em junho de 2022, no Amapá. Em função de demonstrar a ausência de transmissão local por pelo menos um ano, a Opas voltou a certificar o Brasil como livre da circulação do vírus em novembro de 2024.

Entretanto, a Opas anunciou em novembro passado que a região das Américas perdeu a verificação de área livre da transmissão endêmica do sarampo, devido à alta circulação viral. O Ministério da Saúde informou que o Brasil ainda mantém a certificação internacional de país livre da circulação do vírus.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...