Por Kleber Karpov
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) precisa com urgência de doações de sangue do tipo O negativo, para reposição de estoque em nível crítico. Doadores com esse tipo sanguíneo contam com atendimento preferencial, por meio de senha, para agendamentos realizados até o dia 10 de setembro, de modo a agilizar o processo de doação e garantir a segurança do abastecimento do estoque do banco de sangue.
Sangue universal
O tipo O negativo é considerado universal e pode ser transfundido em qualquer paciente durante situações de emergência. A utilização ocorre com frequência em transfusões neonatais e cirurgias de alto risco, quando não há outro tipo sanguíneo disponível no momento.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, apresentar boas condições de saúde e pesar acima de 51 quilos. Pessoas que tiveram gripe, covid-19 ou dengue precisam observar os prazos de inaptidão temporária.
Aqueles que passaram por cirurgias e exames endoscópicos recentes ou que fazem uso contínuo de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro para verificar as condições antes de se deslocarem para a doação.
O agendamento pode ser realizado pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, na opção 2. A instituição também oferece atendimento por encaixe, sujeito à capacidade diária. O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, exceto em feriados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










