Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

A data é celebrada no dia 21 de março

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.

A Síndrome de Down é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. Não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos.

A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.

Pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam “incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”

Saiba quem pode dar à luz na Casa de Parto de São Sebastião

Por Kleber Karpov Gestantes de baixo risco da Região Leste...

Festival Forreggae: Gama recebe Banda Mato Seco e grandes atrações

Por Kleber Karpov A Praça do Cine Itapuã, no Gama,...

Fachin repudia fala de Milei contra Moraes e reafirma autonomia do STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Em chapa ‘puro sangue’ PSD lança Caiado e Kassab candidatos a presidente e vice

Por Kleber Karpov O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, oficializa...

Netanyahu declara apoio a candidatura de Flávio Bolsonaro em convenção

Por Kleber Karpov Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu enviou mensagem em...

Destaques

Estudo inédito alerta para ação de neurobots com IA em ecossistemas digitais de Lula e Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Um estudo inédito do Instituto Brasileiro para...

Cofen lança projeto educativo para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico do AVC

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançará,...

Saiba quem pode dar à luz na Casa de Parto de São Sebastião

Por Kleber Karpov Gestantes de baixo risco da Região Leste...

IGESDF abre seleção para cardiologista e maqueiro hospitalar com salários de até R$ 16 mil

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Festival Forreggae: Gama recebe Banda Mato Seco e grandes atrações

Por Kleber Karpov A Praça do Cine Itapuã, no Gama,...