Por Kleber Karpov
A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-FD) promove, neste sábado (22), o Dia D de Vacinação para intensificar a campanha nacional de multivacinação que segue até 1º de setembro. A mobilização, marcada para o dia 22 de agosto, visa atualizar a caderneta de vacinação de toda a população, com foco principal em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Mais de cem unidades básicas de saúde (UBSs) e postos comunitários estarão abertos, oferecendo todos os imunizantes do calendário de rotina.
A proposta da mobilização é ampliar o acesso aos imunizantes não apenas para o público infantojuvenil, mas para todos os membros da família que necessitem atualizar sua situação vacinal. A ação faz parte de um esforço contínuo para aumentar a cobertura vacinal em todo o DF.
De acordo com Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio do DF, a estratégia é aproveitar a campanha direcionada aos mais jovens para alcançar um público mais amplo. A busca ativa por pessoas não vacinadas também será uma das frentes de trabalho durante o Dia D.
“Estamos no período da campanha para crianças e adolescentes, mas também queremos aproveitar para fazer a atualização vacinal de toda a família. As doses estão disponíveis ao longo deste mês. No Dia D, ampliaremos os locais de atendimento e a busca ativa”, disse Tereza Luiza.
Alerta para o sarampo
Um dos focos da campanha é a vacinação contra o sarampo. O recente registro de casos da doença no estado de São Paulo gerou um alerta nacional, e a imunização é a forma mais eficaz de prevenção. Embora o DF não tenha registrado ocorrências neste ano, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a vacina em dia, especialmente para as crianças.
Estratégias de prevenção
Como medida preventiva, o DF está aplicando a chamada “dose zero” em bebês de 6 a 11 meses que tenham viagem marcada para São Paulo. A pasta esclarece que essa dose adicional não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina, que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. Para adultos, o esquema também varia: até 29 anos, são necessárias duas doses; de 30 a 59 anos, a dose é única. O imunizante não é recomendado para pessoas com mais de 60 anos.
Como participar e verificar a caderneta
A recomendação para quem deseja se vacinar ou verificar doses pendentes é procurar uma Unidade Básica de Saúde. É importante levar um documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Caso o cidadão tenha perdido o cartão, a equipe de saúde pode consultar o histórico no sistema digital.
A Secretaria de Saúde também informa que, mesmo em caso de atrasos de longo prazo, o esquema vacinal não é reiniciado. O paciente apenas continua a imunização do ponto onde parou, completando as doses que faltam para garantir a proteção completa.
Serviço: Multivacinação no DF
- Período da ação: Até 1º de setembro.
- Dia D de mobilização: 22 de agosto.
- Público-alvo prioritário: Crianças e adolescentes menores de 15 anos. A atualização é estendida para jovens até 19 anos (HPV) e outras faixas etárias para gripe e sarampo.
- Locais: Salas de vacina em UBSs, escolas e espaços comunitários. A lista detalhada dos locais e horários de atendimento pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














