18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:52

Rollemberg se reúne com Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF para tratar de projetos do Executivo

Nova aproximação com o PSDB é considerada essencial

Por Guilherme Pera

Após mais de um ano à frente do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ainda não conseguiu se entender com a Câmara Legislativa. A distribuição desigual de cargos e a falta de diálogo com parlamentares, entre outros problemas, são fatores apontados para não haver uma base governista consolidada. Para não perder o controle de vez, o socialista quer constituir um núcleo de apoio formado por PDT, Rede, PV, além do próprio PSB — um total de seis distritais —, e busca uma aproximação com o PSDB. Ontem, o chefe do Executivo se encontrou com os integrantes da Mesa Diretora e citou alguns dos projetos prioritários.

No início de 2015, Rollemberg esperava ter o PSDB na base. Deu cargos a Raimundo Ribeiro (PSDB), escolheu o distrital como líder do governo e acatou a indicação do tucano para ter João Carlos Souto como secretário de Justiça e Cidadania. Com a perda de espaço do deputado no partido e o pouco apoio nas votações de propostas do GDF — Ribeiro disse sim a 59 dos 95 projetos enviados pelo Executivo, quantidade menor que a de 20 deputados —, a relação esfriou. O socialista negocia diretamente com a Executiva local da sigla, presidida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF). “Há duas semanas, o Rollemberg me procurou e disse que precisa do PSDB ao lado dele. Primeiro, ele tem de definir quem é da base, dar apoio e voz, e depois discutir o resto”, continua.

Enquanto mantém negociações com outros partidos, quatro legendas devem constituir um núcleo de apoio. Por ora, Rollemberg conversou com integrantes do PDT — o distrital Reginaldo Veras, o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Joe Valle, e até o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, estiveram em um almoço. Também deve manter contato com a Rede — o governador se reuniu com a bancada do partido na noite de ontem — e com o PV. Nesse grupo articulado pelo governo, estariam ainda Luzia de Paula (Rede), Chico Leite (Rede), Cláudio Abrantes (Rede) e Israel Batista (PV). “Seria uma forma de fortalecer a base em torno de um grupo”, avalia Veras. “É uma medida necessária para a cidade, e os distritais devem entender isso”, opina Israel.

O líder do governo, Julio Cesar (PRB), não está no grupo. Há possibilidade de ele deixar o cargo, mas o problema para Rollemberg é que ninguém se mostrou interessado em substituí-lo. O preferido seria Agaciel Maia (PTC), mas a escolha poderia manchar a imagem do GDF — afinal, Agaciel foi o pivô do escândalo dos atos secretos do Senado Federal, quando era o diretor-geral daquela Casa. Agaciel, que pode vir a ser o próximo presidente da Casa, é tido como o principal aliado do Executivo.

Propostas
Em reunião com os deputados integrantes da Mesa Diretora — Celina Leão (PPS), presidente; Raimundo Ribeiro (PSDB), 1º secretário; Julio Cesar (PRB), 2º secretário; e Bispo Renato, 3º secretário, além do corregedor da Casa, Rafael Prudente (PMDB) e Wellington Luiz (PMDB) — na tarde de ontem, Rollemberg citou algumas matérias a serem enviadas para a Câmara. Entre as propostas, estão o projeto que abriria espaço para organizações sociais (OSs) de outros estados poderem assumir o controle da Saúde no DF, a alienação de imóveis para compensar o uso do superavit do Iprev para pagar salários de aposentados no ano passado e o Código de Obras e Edificações (COE).

Celina define como “harmônica” a relação entre os poderes. Mais uma vez, porém, cita a “independência” da Câmara como ponto-chave. “O governador deve redefinir a base, mas a reunião de hoje (ontem) foi institucional. Manteremos uma relação conjunta, harmônica e de independência entre os poderes”, disse. Na segunda-feira, o socialista deve promover encontro com os 24 deputados. A reunião vai servir como termômetro na relação entre Executivo e Legislativo locais e da dificuldade que ele deve ter na aprovação das matérias.

Fonte: Correio Braziliense

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...