22.5 C
Brasília
26 abr 2025 21:37

Revitalizada, cozinha do HRT produz até 2,4 mil refeições por dia

Investimento traz mais segurança a pacientes, acompanhantes e servidores do hospital

Por Humberto Leite

Com uma produção que chega a 2,4 mil refeições por dia, a cozinha do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) oferece mais segurança alimentar e melhores condições de trabalho aos 110 trabalhadores que atuam desde a conservação dos alimentos até a distribuição a pacientes, acompanhantes e servidores.

A revitalização da cozinha do HRT teve como destaque o uso de lâmpadas laváveis e outras mudanças para facilitar a limpeza da unidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A obra completa contou com a troca de pisos, paredes e bancadas. Houve ainda adequações hidráulicas, elétricas e no fornecimento de gás. O refeitório dos servidores também recebeu melhorias, ofertando mais qualidade no ambiente de trabalho.

A conclusão dos serviços no HRT marca o avanço na modernização das cozinhas de todos os hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). As unidades de Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Guará já haviam recebido as melhorias nos últimos dois anos. Os próximos serão o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), ambos com previsão de início dos serviços ainda no primeiro semestre de 2025.

“Essas revitalizações demonstram o compromisso do Governo do Distrito Federal não só com a população, como também com os servidores. Esses espaços são essenciais para o bem-estar e a rotina diária dos trabalhadores, proporcionando um ambiente mais adequado, confortável e higiênico para as refeições”, afirma o subsecretário de Infraestrutura em Saúde da SES-DF, Leonidio Pinto Neto.

Todo o trabalho é feito por meio dos contratos de manutenção predial, assinados em 2022. Apesar de terem grande impacto visual, como ambientes mais iluminados e de limpeza mais fácil, em cada uma dessas cozinhas e refeitórios se destacou a parte invisível da revitalização, como a troca de toda a rede elétrica.

As refeições ofertadas incluem opções de acordo com as dietas indicadas a cada paciente. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Fazemos toda a instalação de tomadas industriais e o dimensionamento da parte elétrica para atender a todos os circuitos. Na Câmara Fria, por exemplo, nossa equipe faz o ajuste dos motores para suprir a demanda”, detalha o engenheiro Leonardo Silva, que atua como assessor da SES-DF.

Na lista dos serviços realizados durante as melhorias, há, ainda, cumprimento de normas sanitárias e de engenharia para bancadas, paredes, fornecimento de gás encanado e outros aspectos técnicos.

Destaques

CRM-DF anuncia abertura de procedimento contra Hospital DF Star após intimação de Bolsonaro dentro de UTI

Por Kleber Karpov O Conselho Regional de Medicina do DF...

Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25),...

Ibaneis anuncia linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira...

Entidades repudiam filmagem “indevida” e “divulgação sensacionalista” de vídeo da intimação de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça...

Ação emite nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita para crianças e adolescentes

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal...