19.5 C
Brasília
03 fev 2026 21:27

Reunião debate ações de enfrentamento aos homicídios no DF

O encontro juntou representantes das forças de segurança pública e instituições do sistema de justiça

Nesta terça-feira (1º), foi realizada a reunião trimestral da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com foco na análise de homicídios. O encontro reuniu representantes das forças de segurança pública e instituições do sistema de justiça, com o objetivo de debater de forma integrada medidas efetivas para a redução dos índices criminais no DF.

O Distrito Federal é referência nacional na redução de homicídios, sendo a segunda cidade mais segura do país. Entretanto, a SSP-DF e os órgãos parceiros seguem empenhados em manter e aprimorar as estratégias de enfrentamento à violência letal, garantindo a continuidade de políticas públicas de segurança baseadas em evidências e resultados concretos.

“O enfrentamento à violência e à criminalidade exige planejamento contínuo, análise criteriosa e integração permanente entre as instituições. Por isso, a realização sistemática dessas reuniões é estratégica e indispensável. É com base nesses encontros que consolidamos ações efetivas, que já têm feito do Distrito Federal uma referência nacional na redução de homicídios, e podermos avançar ainda mais na proteção da nossa população”, ressalta o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar. “Foram discutidos aspectos operacionais, investigativos e processuais, com ênfase na melhoria contínua do trabalho integrado das instituições”, completa Avelar.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar do DF (PMDF), Polícia Civil do DF (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e Polícia Federal (PF).

Durante a reunião, o secretário-executivo da SSP-DF, Alexandre Patury, ressaltou a temática da reunião. “Tivemos como pauta central a análise detalhada dos dados, indicadores e tendências relacionadas aos homicídios no DF. Um dos temas mais relevantes foi o aprofundamento e compreensão dos conflitos interpessoais que têm levado a casos de homicídio”, destacou.

A iniciativa, de caráter preventivo, tem como objetivo reduzir conflitos interpessoais e práticas criminosas

A partir dos diagnósticos apresentados, foi destacada a importância de fortalecer a cultura da denúncia e garantir o atendimento qualificado às vítimas em situação de vulnerabilidade.

“Nosso compromisso é transformar dados em decisões e ações. A análise minuciosa dos homicídios, com base em evidências empíricas e indicadores confiáveis, é o que orienta a formulação de políticas públicas eficazes. As reuniões da CTMHF são fundamentais porque permitem que diferentes instituições compartilhem diagnósticos, alinhem estratégias e adotem medidas conjuntas”, destacou Marcelo Zago, coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios da SSP-DF.

Para o promotor do MPDFT, Marcelo Leite, as reuniões, que ocorrem a cada três meses, são fundamentais para aprimoramento de processos. “É fundamental entender a dinâmica dos crimes e ter uma visão ainda mais global desses acontecimentos”. O chefe do Serviço de Enfrentamento à Graves Violações de Direitos Humanos da Polícia Federal, Nilton Carvalho, também falou da importância do trabalho realizado. “É uma colaboração e cooperação necessária, para garantir a difusão de boas práticas e para fomentar o trabalho conjunto entre as instituições”, afirma.

Restrição de horário

Outro destaque da reunião foi o novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas. Uma portaria conjunta entre a SSP-DF e a Secretaria de Governo (Segov) restringe o horário de funcionamento desses estabelecimentos em todo o Distrito Federal, que poderão operar apenas entre 6h e 0h, em todas as regiões administrativas, independentemente de estarem situados em áreas comerciais, mistas ou residenciais.

A iniciativa, de caráter preventivo, tem como objetivo reduzir conflitos interpessoais e práticas criminosas. “Esta ação está diretamente ligada às demandas da população e com as dinâmicas que mapeamos em nossos estudos. A restrição é estratégica e necessária para conter o crescimento de crimes, como homicídios, associados a esses espaços”, finaliza Avelar.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...