Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Pacientes foram diagnosticados na capital e em mais duas cidades; bebês são a maioria dos infectados

Por Kleber Karpov

O estado de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (03), o 16º caso de sarampo registrado este ano. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, os diagnósticos foram distribuídos entre a capital, com 13 pacientes, São Bernardo do Campo, com dois, e Guarulhos, com um caso. A baixa cobertura vacinal, que está abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, é um fator de risco para a circulação da doença.

Do total de 16 pacientes confirmados, sete são homens e nove são mulheres. A faixa etária mais atingida é a de bebês com até um ano de idade, que representam dez dos casos. Os outros seis pacientes são adultos com idades entre 20 e 50 anos.

A secretaria de Saúde informou que a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está em 77,5% para a primeira dose e 65,5% para a segunda. Ambos os índices estão abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, o que aumenta o risco de surtos da doença.

Campanha de multivacinação

Coincidindo com o aumento de casos, a Campanha Nacional de Multivacinação teve início nesta segunda-feira (03) e seguirá até o dia 1º de setembro. A mobilização visa ampliar a cobertura de diversos imunizantes, incluindo a vacina contra o sarampo, para o público-alvo.

Como estratégia adicional, os três municípios com registros da doença — São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo — irão reforçar a imunização. Nessas cidades, a campanha contra o sarampo será estendida para pessoas na faixa etária de 6 meses a 59 anos.

Estão disponíveis na campanha os imunizantes BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, hepatite A e HPV.

O que é o sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, infecciosa e altamente contagiosa. Considerada grave, pode deixar sequelas ou levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, através de gotículas respiratórias liberadas ao tossir, espirrar ou falar, disseminando-se rapidamente em ambientes com grande concentração de pessoas.

Os principais sintomas da doença são:

  • Manchas vermelhas no corpo, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e depois se espalham, acompanhadas de febre alta (acima de 38,5°).
  • Tosse seca.
  • Irritação nos olhos (conjuntivite).
  • Mal-estar intenso.

A principal medida de prevenção e controle é a vacinação. As vacinas tríplice viral e tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

AGU pedirá na Justiça a retirada do Discord do ar

Por Kleber Karpov A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta...

Superintendentes da PF defendem diretor-geral após polêmica com André Mendonça

Por Kleber Karpov Os 27 superintendentes regionais da Polícia Federal...

Cirurgias plásticas de mama no SUS crescem mais de 50% em dez anos

Por Kleber Karpov O volume de cirurgias plásticas mamárias realizadas...

Tenente do Exército perde posto e patente após transmitir HIV intencionalmente para duas mulheres

Por Kleber Karpov O Plenário do Superior Tribunal Militar (STM)...

HBDF amplia oferta de tratamento menos invasivo para obstruções nas artérias do coração

Por Kleber Karpov Pacientes com obstruções graves nas artérias do...

Carreta da Inclusão chega a Sobradinho com serviços para pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov A Carreta da Inclusão levará atendimento especializado...

CLDF homenageia profissionais que atuam na necropsia

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Destaques

AGU pedirá na Justiça a retirada do Discord do ar

Por Kleber Karpov A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta...

Superintendentes da PF defendem diretor-geral após polêmica com André Mendonça

Por Kleber Karpov Os 27 superintendentes regionais da Polícia Federal...

Cirurgias plásticas de mama no SUS crescem mais de 50% em dez anos

Por Kleber Karpov O volume de cirurgias plásticas mamárias realizadas...

Tenente do Exército perde posto e patente após transmitir HIV intencionalmente para duas mulheres

Por Kleber Karpov O Plenário do Superior Tribunal Militar (STM)...

Saúde do DF aumenta em 33% os procedimentos cirúrgicos e reduz em 30% o tempo de espera no tratamento de câncer

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...