Por Gabriel Silveira
Na segunda-feira (9), o auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi palco da cerimônia Contratualiza SES. A iniciativa reconhece as ações empreendidas pelas Regiões de Saúde e pelas respectivas unidades de saúde do Distrito Federal (DF) para o alcance das metas pactuadas nos Acordos de Gestão em 2024. Este mecanismo de contratualização interna fortalece o modelo de gestão por resultados.

Em 2025, houve o reconhecimento pela implementação de Acordos de Gestão Local (AGL) no nível de atenção hospitalar. Pelo desempenho no Acordo de Gestão Regional (AGR), as Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital (URD) foram classificadas em nível ouro (de 80 a 100 pontos), nível prata (de 60 a 79 pontos) e nível bronze (de 40 a 59 pontos).
O resultado é baseado em um sistema de pontuação formado por critérios que envolvem desde a elaboração de plano de ação até o alcance das metas. A Região de Saúde Central, que engloba Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão e Vila Planalto; o Hospital de Apoio de Brasília (HAB); o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib); e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) alcançaram nota máxima (100 pontos). Além disso, todas as Regiões destacaram as unidades de atenção primária e secundária com melhores resultados nos AGL.