23.5 C
Brasília
21 mar 2026 15:12

Rafael Prudente apresenta PL que impede apreensão de CNH e passaporte de devedor

PL de Rafael Prudente pode pode reverter decisão recente do STF, em ADI do PT, que pedia proibição de juizes apreenderem passaportes e CNHs ou, se inscrever em concursos públicos, de pessoas em execução ne dívidas na Justiça

Por Kleber Karpov

O deputado federal, Rafael Prudente (MDB), apresentou o Projeto de Lei (PL) 668/23, para impedir a proibição de inscrição de devedores inadimplentes em concursos públicos ou a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte por determinação da Justiça. Iniciativa pode reverter decisão recente do STF que possibilita tais sanções a devedores.

O texto do PL apresentado por Prudente, em tramitação na Câmara dos Deputados, insere tal proibição no Código de Processo Civil (CPC) e enumera medidas que podem ser adotadas por juízes para viabilizar execuções de sentenças. o que inclui o uso de ações coercitivas em caso de inadimplência.

Para o deputado, a decisão judicial deve permanecer vinculada exclusivamente à esfera patrimonial do inadimplente. “Não é razoável que alcance medidas coercitivas que importem na restrição de outros direitos, especialmente o direito de locomoção, que é o primeiro de todas as liberdades”, sustentou.

A iniciativa do parlamentar ocorre, em resposta a recente decisão por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve o entendimento de manutenção do texto atual do Artigo 139, inciso VI, do CPC, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5941, impetrada por parte do Partido dos Trabalhadores (PT). Na ADI o partido tentou suprimir o uso de tais sanções ao questionar a validade do CPC, sob alegação que a aplicação de tais medidas coercitivas, no cumprimento de decisões judiciais, não dever se sobrepor aos direitos fundamentais do cidadão.

Para Prudente, critico a decisão do STF, contraria a constitucionalidade ao aplicar a devedores inadimplentes, medidas não expressas na lei, a exemplo da apreensão de CNH e passaporte.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...