20.5 C
Brasília
11 jul 2025 15:23

QualificaDF: 24 mil pessoas receberam novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho

QualificaDF traça paralelos entre perfil profissional de candidatos. demandas de profissionais, pelo mercado de trabalho e do setor produtivo nas Regiões Administrativas (RAs) do DF, dinâmicas que aumentam probabilidade de maior empregabilidade

Por Kleber Karpov

Um feito do Governo do Distrito Federal (GDF) foi a implementação do programa QualificaDF que oferece qualificação profissional e oportunidade de ingresso ou reinserção no mercado de trabalho. Ao todo, ao longo de 2023, o GDF qualificou 23.050 pessoas com a oferta de 40 formações direcionadas a diversas áreas de atividades.

Cursos gratuitos com carga horária de 240 horas, ministrados no Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga e Asa Sul, foram imprescindíveis para milhares de mulheres, homens atuarem nos diversos segmentos do mercado de trabalho, a exemplo das áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde. Segmentos esses, com escolhas baseadas no perfil profissional dos candidatos e das demandas de profissionais, pelo mercado de trabalho e do setor produtivo, nas Regiões Administrativas (RAs) do DF.

Algumas das profissões trabalhadas são auxiliar de cozinha, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de secretariado, auxiliar de serviços de documentação, informação e pesquisa, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, cuidador de idosos, cuidador infantil, desenvolvedor de aplicativos para Android, designer gráfico básico, eletricista de sistemas fotovoltaicos, eletricista predial, estética facial e corporal, garçom e barista, jardinagem e paisagismo, manicure e pedicure, corte e costura, manutenção de equipamentos de informática, maquiagem e design de sobrancelhas, entre outras.

Oportunidade única

Atendente de farmácia, Avany Santana (E) ingressou rapidamente no mercado de trabalho após se qualificar. A jovem já pensa em voos maiores ligadas à nova profissão – Foto: Acervo pessoal

Moradora da RA Estrutural, a atendente de farmácia Avany França Santana, 26, o programa teve um gostinho de oportunidade e recomeço. A aprendiz que concluiu o curso para a função em 2023 conseguiu um emprego que pois fim a um período de dois anos sem renda fixa.

“Esse curso mudou a minha vida e o foco da minha carreira, porque sou formada em recursos humanos e procurava vagas na área”, conta ela, que é mãe de duas meninas e mora na Estrutural, onde fez a qualificação. “Agora, quero fazer a graduação em farmácia. O QualificaDF foi uma grande oportunidade para mim, e sou muito grata a isso.”

QualificaDF

Para ter acesso à oportunidade de se qualificar, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), coordenadora do QualificaDF investiu pesado. Além do curso gratuito, a Secretaria disponibilizou aos alunos, vale-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche diário e certificado. Além de uniforme e do kit educando, composto por apostila, caderno, caneta, lápis, borracha e pasta plástica com elástico. Iniciativas essas, imprescindíveis para garantir que o qualificando se preocupasse, basicamente, em adquirir novos conhecimentos.

Em 2024

Aos interessados em participar do programa, é preciso ter mais de 16 anos, ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada ou estrangeira em situação regular no país e possuir escolaridade compatível com o curso desejado. As inscrições para os próximos ciclos são divulgadas no site da Sedet-DF.

Formatura dos Alunos do Programa QUALIFICADF. * Foto: VGDF

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Por Pedro Rafael Vilela O presidente Luiz Inácio Lula da...

Ruanda celebra o Kwibohora 31: um marco de liberdade e reconstrução

Da Redação No dia 4 de julho, Ruanda celebra o...

Destaques

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Brasília recebe primeira edição do Boxing Pro Combat com campeões olímpicos

Brasília será palco, no próximo dia 2 de agosto,...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF inova com tecnologia em paradas de ônibus para consulta de horários do transporte público em tempo real

Por Karol Ribeiro A partir desta quinta-feira (10), dez paradas...