17.5 C
Brasília
12 maio 2025 06:04

PSOL questiona no Supremo, dispensa de comprovante de vacinação contra covid-19 para matrícula em escolas de cidades gaúchas

Segundo o partido, a conduta de agentes públicos viola preceitos fundamentais da Constituição que protegem a vida e a saúde de crianças e adolescentes.

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) apresentou Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1130), no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual questiona decreto editado pelo prefeito do Município de Farroupilha (RS) que dispensa a apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 para matrícula de crianças e adolescentes nos estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade. A ação foi distribuída ao ministro Nunes Marques.

Segundo o partido, em outros municípios gaúchos prefeitos optaram por não editar decretos, mas têm se manifestado publicamente nas redes sociais, afirmando que o comprovante de vacinação infantil contra a doença não será exigido no momento da matrícula. Em Caxias do Sul, segundo o Psol, a prefeitura publicou nota nesse sentido no site oficial; na cidade de São Marcos, a dispensa de apresentação do comprovante teria sido noticiada na imprensa local.

Para a legenda, o cenário de inconstitucionalidade nos municípios citados está caracterizado pela promoção de atos (decretos e anúncios públicos) com o objetivo de afastar a obrigatoriedade da vacina infantil da covid-19, imunizante obrigatório previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, ao anunciarem a dispensa do comprovante de vacinação para fins de matrícula escolar.

O Psol pede que o STF reconheça que a conduta dos agentes públicos viola preceitos da Constituição, como os direitos à vida e à saúde, além da proteção integral de crianças e adolescentes. “A situação de violação desses preceitos fundamentais é de extrema gravidade, haja vista os conhecidos perigos da covid-19, doença que assolou a humanidade nos últimos anos”, argumenta o partido.

FonteSTF

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...

DF tem no Cadastro Único 263 mil famílias chefiadas por mães solo

O Distrito Federal tem 263 mil famílias monoparentais chefiadas...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Por Luciano Nascimento  Uma pesquisa realizada em abril mostrou que...

Veja como declarar renda fixa, financiamento e criptomoeda no IR 2025

Por Edgard Matsuki No Tira-Dúvidas do IR 2025, é hora...

Destaques

Atletas olímpicos e talentos do DF brilham no Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025

O Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025 foi encerrado...

Dia das Mães reforça importância da doação de leite materno; saiba como doar

Neste Dia das Mães, o Governo do Distrito Federal...

Dia das Mães: Programas do GDF oferecem apoio às mães por meio de capacitação e serviços

Por Adriana Izel Ser mãe sempre representou, para a dona...

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...