18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:14

Projeto Poder em Movimento supera metas e beneficia mais de 11 mil mulheres

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania promoveu capacitação, inclusão e serviços essenciais para mulheres em vulnerabilidade em quatro cidades do DF

O Poder em Movimento, projeto promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), no primeiro semestre de 2025, ultrapassou as expectativas ao atender mais de 11 mil mulheres em situação de vulnerabilidade nas regiões administrativas de Ceilândia, Samambaia, Planaltina e Guará. A iniciativa itinerante, que combina capacitação profissional e serviços gratuitos de saúde, bem-estar e cidadania, superou a meta inicial de 8.800 participantes e trouxe resultados significativos para as comunidades atendidas.

O projeto registrou ampla adesão em todas as regiões onde foi realizado, com Planaltina liderando em participação (3 mil mulheres), seguida por Ceilândia (2.800), Samambaia (2.650) e Guará (2.400). Ao todo, cerca de 2.880 mulheres concluíram cursos de qualificação, com destaque para os de extensão de cílios (520 participantes), design de sobrancelhas (480) e corte e costura (455).

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o programa tem sido essencial para a transformação social. “Muitas mulheres só precisam de uma oportunidade para recomeçar. Projetos como o Poder em Movimento são fundamentais para que elas assumam o protagonismo de suas vidas e se tornem empreendedora”, destaca.

Entre os serviços oferecidos, destacaram-se 640 consultas médicas, 1.200 atendimentos jurídicos e diversas orientações psicológicas, fisioterápicas e odontológicas. Kits de higiene bucal também foram distribuídos às participantes, ampliando o impacto na área de saúde.

Inclusão e acessibilidade como prioridades

Poder em Movimento promove inclusão para atender pessoas com deficiência (PCDs) e membros da comunidade LGBTQIA+ – Foto: Jhonatan Vieira / Sejus
O Poder em Movimento também destacou o compromisso com a inclusão, estruturando espaços adaptados para atender pessoas com deficiência (PCDs) e membros da comunidade LGBTQIA+. O projeto ofereceu rampas de acesso, banheiros exclusivos, intérpretes de Libras e estacionamento reservado. Além disso, palestras sobre diversidade e inclusão reforçaram a mensagem de respeito às diferenças.

Atingir mulheres em situação de vulnerabilidade exigiu um trabalho intenso de mobilização. Equipes visitaram comunidades carentes, enquanto ações em redes sociais, carros de som e parcerias com ONGs e instituições ampliaram o alcance do projeto. O projeto conta com investimento de R$ 4,6 milhões, viabilizado por emenda parlamentar da deputada distrital Dayse Amarilio, e é executada pela Sejus, em parceria com o Instituto Tecnológico Brasileiro (ITCB).

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...