Conferência distrital pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ será realizada em junho

Evento presidido pela Secretaria de Justiça e Cidadania terá como tema Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) publicou a portaria nº 371/2025, que trata da realização da 4ª Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e Outras (4ª CDDP LGBTQIA+). O evento, que terá como tema Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, será realizado em 12 e 13 de junho de 2025.

A conferência é organizada pela Sejus, com coordenação da Subsecretaria de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir), e contará com ampla participação de representantes do governo e da sociedade civil. Marcerla Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, conta que a conferência representa uma oportunidade de avançar na proteção dos direitos LGBTQIA+. “É um evento que vai muito além de debates: é sobre dar voz a uma parcela da população que ainda enfrenta desafios diários para garantir seus direitos básicos”, afirmou.

Uma conferência para construir o futuro

A 4ª Conferência Distrital busca ser um espaço de articulação e proposição, reunindo lideranças, ativistas e especialistas para discutir os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ e traçar caminhos para a construção de políticas públicas que promovam inclusão e cidadania. Entre os objetivos do encontro estão:

  • Propor medidas concretas para combater a discriminação e promover a igualdade de direitos;
  • Definir diretrizes que irão integrar o Plano Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+;
  • Eleger os delegados e delegadas que representarão o Distrito Federal na conferência nacional.

Um dos diferenciais do evento é a composição paritária da comissão organizadora, formada por membros do governo e representantes dos movimentos sociais. Essa estrutura reflete o compromisso da conferência em valorizar as vozes da sociedade civil e construir soluções coletivas e inclusivas.

A conferência também contará com painéis temáticos, debates, oficinas e a realização de plenárias para votação de propostas. Além disso, serão tratados temas como saúde, educação, segurança e o enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+.

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...