18.5 C
Brasília
03 fev 2026 23:49

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Ação oferece saúde visual e bucal gratuita para crianças e adolescentes da rede pública em regiões de vulnerabilidade social

Por Kleber Karpov

O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da OSC Líderes do Brasil com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), chega ao Sol Nascente entre 02 e 13 de fevereiro para oferecer atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, estudantes da rede pública. A ação busca promover prevenção, diagnóstico precoce e cuidado humanizado em saúde infantil, visando melhorar o desenvolvimento, aprendizado e qualidade de vida dos jovens em uma das regiões mais populosas e socialmente vulneráveis do Distrito Federal.

A escolha do Sol Nascente para a ação, que ocorre de 02 de fevereiro a 13 de fevereiro, reflete o compromisso do projeto com áreas de vulnerabilidade social e grande crescimento populacional. A região apresenta uma demanda significativa por serviços essenciais.

Garantir o acesso a cuidados visuais e bucais é um objetivo central, impactando diretamente o desenvolvimento, aprendizado e a qualidade de vida dos jovens. O projeto visa atuar na prevenção e no diagnóstico precoce de problemas que podem comprometer o desempenho escolar e o desenvolvimento social, se não tratados adequadamente.

Serviços detalhados

Os atendimentos odontológicos incluem avaliação, aplicação de flúor, limpeza e orientação sobre higiene bucal. Na área oftalmológica, são realizadas triagens, consultas especializadas e, quando necessário, a doação de óculos gratuitos.

O Projeto Olhar Cidadão é uma realização da OSC Líderes do Brasil, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).

Cronograma

O projeto abrange diversas cidades do Distrito Federal, com um cronograma de atendimentos que visa alcançar um número maior de estudantes da rede pública:

  • Estrutural: 19 de janeiro a 30 de janeiro
  • Sol Nascente: 02 de fevereiro a 13 de fevereiro
  • Samambaia: 02 de março a 13 de março
  • Planaltina: 23 de março a 03 de abril
  • Guará: 06 de abril a 17 de abril
  • Ceilândia: 27 de abril a 08 de maio
  • Itapoã: 11 de maio a 22 de maio
  • Santa Maria: 25 de maio a 05 de junho

Para inscrições e mais informações sobre os serviços oferecidos, o público-alvo pode acessar o site oficial do projeto.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...