Projeto Movimente-se, Mulher capacita 180 artesãs em três regiões do DF

Formação voltada ao mercado pet busca estimular autonomia financeira e geração de renda em territórios vulneráveis

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) deve capacitar 180 mulheres das regiões da Estrutural, Planaltina e Brazlândia em oficinas de artesanato. O projeto Movimente-se, Mulher teve o extrato de fomento publicado nesta terça-feira (23/Dez) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A iniciativa busca promover a inclusão produtiva e a autonomia financeira por meio da criação de itens com alto valor agregado.

As oficinas intensivas atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social com foco no desenvolvimento de habilidades manuais. A proposta pedagógica foca na confecção de produtos destinados ao mercado de animais de estimação. O governo espera que a formação amplie as oportunidades de empreendedorismo e a inserção produtiva das participantes em seus territórios.

Investimento e parceria

O Termo de Fomento nº 24/2025 estabelece a cooperação entre a Sejus-DF e o Instituto de Empoderamento Social. A organização da sociedade civil foi selecionada por meio da Plataforma MROSC para executar o projeto. O valor global da parceria soma R$ 480.988,20, sendo que a maior parte dos recursos provém do orçamento do Distrito Federal.

Impacto e vigência

O acordo possui validade até 15 de fevereiro de 2026 e integra as políticas de fortalecimento da economia solidária. A ação prioriza áreas com maiores índices de vulnerabilidade para promover o empoderamento feminino. A entidade parceira deve realizar a emissão e a entrega dos certificados após a conclusão dos módulos de formação.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Piloto e influenciador Lito Sousa morre aos 59 anos em decorrência de doença neurológica rara

Por Kleber Karpov O piloto comercial, mecânico de aeronaves e...

Datafolha no DF: Celina Leão tem 53% dos votos válidos contra 26% do Leandro Grass

Por Kleber Karpov Um levantamento recente do Datafolha, divulgado nesta...

Destaques

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...

Ministro Edson Fachin suspende julgamento sobre planos de saúde e envia ações para conciliação no STF

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Brasileiros em situação irregular nos EUA e em Portugal podem evitar votação nas eleições de 4 de outubro

Publicado em 01/10/2026 às 22h46 - Alterado em 02/10/2026...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...