Projeto ‘Eu Já Tive a Sua Idade’ conecta estudantes da rede pública a idosos renomados do DF

Iniciativa da Sejus-DF estreia no Gama, promovendo diálogo intergeracional

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lança nesta sexta-feira (22) um novo projeto com o intuito de conectar estudantes da rede pública a idosos renomados. A iniciativa, batizada de “Eu Já Tive a Sua Idade”, terá sua estreia no Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Gama, às 9h15, e busca promover o diálogo entre jovens e personalidades que marcaram a história cultural e social da capital federal. O objetivo é criar uma ponte de aprendizado e respeito, onde a troca de experiências e saberes de diferentes gerações se torne uma ferramenta de transformação social.

Festival Juventude Negra – Foto: Divulgação

As oficinas acontecem ao longo da semana, sempre no mesmo horário em todas as cidades do circuito:

  • Teatro – das 9h às 11h30
  • Dança – das 13h30 às 16h
  • Circo – das 16h às 18h30

Bate-papo com a comunidade

O projeto funcionará no formato de bate-papo, com os estudantes tendo a oportunidade de fazer perguntas aos convidados especiais. A estreia contará com a participação da professora Silvia Seabra, de 80 anos, conhecida por suas palestras sobre etarismo, envelhecimento e preparação para o futuro. Além dela, Maria da Conceição Boaventura, de 76 anos, integrante do programa Viver 60+ da Sejus-DF, também estará presente para compartilhar suas vivências.

Valorização da pessoa idosa

A iniciativa é itinerante, com próximas edições já confirmadas para receber a colunista Jane Godoy, 81 anos, e a jornalista Mônica Nóbrega. Segundo a idealizadora do projeto e secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a proposta visa valorizar as pessoas idosas e, ao mesmo tempo, fortalecer a escuta dos jovens. “Essa interação intergeracional é grandiosa porque constrói pontes entre passado, presente e futuro, despertando respeito, aprendizado e empatia em todos os envolvidos”, destacou a secretária. Com o projeto, a Sejus-DF reforça sua política de valorização da pessoa idosa, apostando na força do diálogo para a transformação social.

Serviço: Festival Itinerante da Juventude Negra – Sol Nascente

19 a 22 de agosto
Endereço: SHSN TR 01 Quadra 101 AE-1, Sol Nascente (atrás da Fundação Bradesco)
Programação completa: festivaljuventudenegra.com.br
WhatsApp: (61) 99874-5115
Realização: Instituto Bem Viver DF
Fomento: PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Parceria: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Ministério da Cultura



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...