Por Kleber Karpov
Governo federal lança nesta quinta-feira (4/Set) o programa Gás do Povo, que garante a gratuidade do botijão de gás de cozinha para famílias de baixa renda. No Distrito Federal, 134.433 famílias têm direito ao benefício. A iniciativa, que substitui o atual Auxílio Gás, visa combater a pobreza energética e os riscos à saúde associados ao uso de lenha.
O lançamento do programa ocorre em Belo Horizonte (MG), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todo o Brasil, 15,5 milhões de famílias devem ser contempladas.
Justiça social e saúde
Segundo o presidente Lula, o programa é uma medida para reduzir desigualdades. “Nós estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás”, destacou.
Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ação protege a saúde, principalmente de mulheres e crianças. “O Gás do Povo combate a pobreza energética, garante alívio no orçamento das famílias que mais precisam e ainda protege a saúde […] que utilizam a lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos”, afirmou.
Como funciona o programa
Têm direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para recebedoras do Bolsa Família. A frequência do benefício varia com o tamanho da família, podendo chegar a seis botijões por ano.
O programa passa por uma transição em 2025, substituindo o repasse em dinheiro por um vale digital para a retirada do botijão diretamente nas revendas. A meta é atender 100% do público-alvo até março de 2026.
Impacto na saúde pública
A nova política busca reduzir a dependência da lenha, que, segundo dados do IBGE, é usada em combinação com o gás em 12,7 milhões de lares. A queima de lenha expõe as famílias a poluentes tóxicos em níveis até 33 vezes superiores aos recomendados pela OMS, aumentando o risco de infecções respiratórias graves em crianças e doenças pulmonares crônicas em mulheres.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










