23.5 C
Brasília
21 mar 2026 15:12

Programa busca famílias para acolher crianças de forma temporária no DF

Oferecer um lar temporário a crianças e adolescentes impossibilitados de receber cuidado e proteção da família de origem: esse é o objetivo do serviço Família Acolhedora. Para informar a sociedade sobre o serviço de acolhimento familiar e aumentar a quantidade de famílias aptas, a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ) realiza campanha em parceria com o Aconchego (Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes).

Mais de 170 jovens foram recebidos por famílias do DF em suas próprias casas desde a criação do serviço em 2019. O acolhimento familiar restringia-se inicialmente no DF à primeira infância. Em 2023, houve expansão da faixa etária para 0 a 18 anos e das vagas para famílias que desejam acolher pelo serviço. Atualmente, há 30 crianças e adolescentes acolhidos por 27 famílias cadastradas. Para viabilizar a ampliação do programa, o Aconchego está em busca de novas famílias dispostas a ser acolhedoras.

Medida de proteção

O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, aplicada para cessar a violação ou ameaça de direitos diante da impossibilidade de manutenção do menino ou da menina em sua família de origem. Essa medida é excepcional e provisória, ou seja, a criança só fica no acolhimento até poder retornar à sua família biológica ou ser encaminhada a uma família substituta por meio da adoção.

O serviço de acolhimento familiar é uma das formas de acolhimento, na qual a criança ou o adolescente fica sob os cuidados de uma família preparada para esse fim. Trata-se de uma política pública nacional, uma alternativa ao acolhimento institucional, proporcionando um cuidado mais individualizado. No DF, o serviço é operacionalizado pelo Aconchego, por meio de parceria firmada com a Sedes.

Como ser família acolhedora?

Para acolher uma criança ou adolescente pelo serviço de acolhimento familiar, é preciso preencher critérios objetivos, passar por entrevista, visita domiciliar, avaliações e capacitação no formato híbrido on-line e presencial. São aceitas todas as configurações familiares, incluindo adultos solteiros. As famílias recebem supervisão e apoio psicossocial contínuo da equipe técnica do Aconchego, além de auxílio financeiro da Sedes, de aproximadamente 450 reais por mês. Confira abaixo os critérios para prestar o serviço:

  • Residir no Distrito Federal.
  • Ser maior de 18 anos.
  • Não ter a intenção de adotar e nem estar no cadastro de adoção.
  • Ter disponibilidade afetiva e emocional.
  • Ter habilidade e condições de saúde para cuidar de uma criança ou adolescente.
  • Não ter antecedentes criminais.
  • Ter a concordância de todos os membros da família que compartilham do mesmo lar.

Cronograma de capacitação

Nesta quarta-feira, 28/2, o Aconchego realiza palestra on-line, das 19h às 21h, para apresentar o Família Acolhedora às pessoas interessadas em conhecer ou prestar o serviço no DF.

A palestra faz parte do cronograma de capacitação do Família Acolhedora. No dia 6/3, haverá outra palestra on-line e, nos dias 2 e 9/3, palestras presenciais.

Para se inscrever ou tirar dúvidas, entre em contato com o Aconchego pelos telefones 3963-5049 e 99166-2649 ou pelo e-mail [email protected].

Seja uma família acolhedora e faça a diferença na vida de uma criança ou adolescente.

FonteTJDFT

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...