18.5 C
Brasília
26 mar 2026 05:38

Profissionais do HRT são testados para coronavírus

Servidores com sintomas ou que apresentaram síndrome gripal há 15 dias são o alvo

Por Jurana Lopes e Leandro Cipriano

Com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do coronavírus e pensando na saúde dos profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos, a direção do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) decidiu realizar a testagem rápida para detecção do coronavírus em seus profissionais.

Foram reservados 200 testes rápidos para serem realizados nos profissionais que apresentarem algum sintoma suspeito de Covid-19 ou que tiveram síndrome gripal nos últimos 15 dias. A ação teve início nesta quarta-feira (23) e vai ocorrer até acabarem as 200 unidades do teste.

“Nosso objetivo é fazer a amostragem de quantos servidores já tiveram contato com o vírus. Serão testados todos os profissionais com algum sintoma ou que apresentaram síndrome gripal há cerca de duas semanas. Dessa forma, conseguimos identificar o IGG, que comprova o contato com o vírus”, explica o diretor do HRT, Wendel Alves.

Para os servidores que apresentam algum sintoma mais agudo de gripe, é colhida a amostra de material através do swab nasal e enviada para o Laboratório Central (Lacen-DF). Os profissionais sintomáticos são atendidos individualmente pelo fluxo de Covid vertical, criado no HRT. Inclusive, os profissionais que coletam a amostra atendem paramentados de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Essa medida já ocorre constantemente desde o início da pandemia. Esses servidores são orientados a ficarem em casa por sete dias e depois retornar para avaliação, caso ainda não tenha se recuperado totalmente, ficam mais sete dias de atestado”, informa.

Avaliação

Os profissionais de saúde que trabalham no Hospital Regional de Taguatinga acharam bastante importante a ação.

O médico patologista Thiago Fernandes trabalha no HRT há nove anos e conta que já ficou apreensivo em ter contato com alguém infectado. “Eu acho muito importante fazer os testes para se ter uma ideia da dimensão da pandemia dentro dos profissionais da saúde. Às vezes tem alguém no setor com algum sintoma gripal e a gente acaba ficando com medo de ter tido contato com o coronavírus, e agora conseguimos saber se isso ocorreu ou não”, afirma.

Para a técnica de enfermagem do pronto-socorro, Daiana Ferreira, a ação serve para conscientizar todo mundo sobre ter mais cuidados, afinal a não contaminação de colegas e pacientes é uma ação em conjunto, em que todos devem fazer sua parte e pensar no próximo.

“Estamos na linha de frente do atendimento ao paciente, então é importante fazer esse teste, até para a gente se resguardar e se proteger mais ainda. Se for positivo, ficar em casa e se tratar como puder, se der negativo, ótimo”, avalia.

No HRT existem hoje 600 testes rápidos, que são utilizados conforme a necessidade de testagem.

Fonte: Agência Saúde DF

Celina Leão assume gestão do Governo do Distrito Federal na segunda (30)

Por Kleber Karpov A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Voluntários e parceiros do GDF são reconhecidos com Medalha do Mérito da Cidadania

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Ibaneis Rocha assina proposta de reajuste salarial para conselheiros tutelares

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha assinou, em (25/Mar),...

Detran-DF: Mais 2,7 mil motoristas podem ter o direito de dirigir suspenso

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

CLDF recebe IGESDF para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

Comissão Mista aprova relatório de Rafael Prudente que garante recomposição salarial das forças de segurança do DF

Por Kleber Karpov A Comissão Mista do Congresso Nacional aprovou,...

Profissionais se preparam para período de doenças respiratórias em crianças no DF

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Celina Leão assume gestão do Governo do Distrito Federal na segunda (30)

Por Kleber Karpov A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Voluntários e parceiros do GDF são reconhecidos com Medalha do Mérito da Cidadania

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...