19.5 C
Brasília
05 dez 2025 19:59

Precatórios: SindSaúde-DF, muito a explicar

Juiz do TJDFT impede que precatórios vendidos pelo SindSaúde-DF lesassem servidores da Saúde

Por Kleber Karpov

Uma decisão do Juiz, da 5ª Vara da Fazenda Pública do DF, Fernando Gabriele Bernardes, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), proferida nesta quinta-feira (16/Ago), referente ao processo 2010 00 2 007641-2 (Veja Aqui), fez justiça aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), sindicalizados ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF).

O magistrado impediu a Cia Toy Brinquedos Ltda, empresa que comprou precatórios provenientes do Mandato de Segurança do Tíquete-alimentação, recebesse os valores, uma vez que o direito ao benefício é dos servidores, e não do vendedor, no caso, o SindSaúde-DF.

Conforme decisão do magistrado, o SINDSAÚDE-DF tem muito a explicar no tocante a venda do precatório para a Cia Toy Brinquedos, cujo objeto da questionável, inusitada e obscura transação comercial é o crédito pessoal e alimentício dos servidores da SES-DF, filiados ao sindicato. Isso porque, a entidade sindical, vendeu os direitos dos servidores que representa, como se tal direito, que representa alguns milhões de reais, fossem do próprio sindicato.

No entanto, o juiz Fernando Gabriele Bernardes, responsável pelo processo, zeloso, no cumprimento das leis e na defesa dos trabalhadores que seriam lesados pela própria entidade sindical que os representa, indeferiu a habilitação do credor, a Cia Toy Brinquedos, compradora do precatório. E, de forma clara, translúcida e direta, declarou na decisão de indeferimento de habilitação de crédito, que pertencia ao Sindicato, se tratar na verdade, de créditos pessoais de cada servidor identificado por CPF e matrícula junto a SES-DF.

Nesse contexto, resta ao SINDSAÚDE-DF, explicar qual o motivo de se vender coisa alheia, como se dela fosse. Uma vez que tal comportamento, além de imoral é ilegal, de acordo com o Código Penal Brasileiro que tipifica tal conduta como estelionato.

Com a palavra, o SINDSAÚDE-DF, para explicar, bem direitinho, tal situação, apesar da mesma já estar muito bem explicada, da decisão judicial proferida pelo TJDFT.

Destaques

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

Bons resultados: Habilitação de serviços de saúde no DF garante incremento de recursos federais

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...