Posse de novos servidores da Saúde, nesta segunda (15), abre caminho para novas nomeações

Por Kleber Karpov

Acontece nesta segunda-feira (15/Fev), no Clube da Saúde do DF, o ato de posse dos novos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Em janeiro o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), nomeou 1.455 novos servidores.

O ato de posse abre caminho para que a SES-DF possa definir os novos quantitativos e cargos relativos ao preenchimento de vagas em vacância na Pasta. Gondim chegou a anunciar (15/Jan) a nomeação, para 2016, de aproximadamente 1.500 novos servidores. Desses, no mínimo 500, ainda no início do ano. “Vai ter mais uma chamada, em curto espaço de tempo, mas não sei dizer quando, e uma autorização para as novas chamadas ao longo do ano.”, afirmou durante um evento de lançamento do website do SindSaúde-DF.

Vale observar, que na ocasião, o Secretário afirmou ao Política Distrital, que do montante de 1500 servidores, poderia nomear mais que 500 no início do ano.

Medos e receios

Os concursados estão ansiosos para serem chamados o mais rápido possível. Isso porque o edital do concurso público de 2014 deve vencer em junho. Outro motivo que tem angustiado os profissionais de Saúde é a possibilidade de Rollemberg ‘enfiar goela abaixo’ as Organizações Sociais (OSs), uma vez nos últimos dias habilitou duas instituições à condição de OSs.

Embora os ministérios Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Público de Contas (MPC), as Entidades Sindicais, políticos e o Conselho de Saúde do DF (CSDF) tenham se posicionado contrários gestão da  Saúde por meio de OSS, os profissionais de Saúde têm pressa e não querem correr esse risco.

“Desde a época do João Batista [ex-secretário de saúde], temos a promessa de sermos todos convocados. Agora com o Rollemberg contratando OSS, eu quero é ser nomeada logo.”, afirma uma técnica em enfermagem que aguarda nomeação e pede para não ser identificada.

A profissional reforça com ar de preocupação outro detalhe importante: “Para piorar o concurso não vai demorar a vencer. Junho está bem aí e com essa história de OSs, estou com medo desse governador não renovar o concurso.”, lembrou.

Mas por que a demora?

Ao Política Distrital, Gondim explicou há alguns dias: “Primeiro precisamos ver quantos vão tomar posse dos 1.455 que foram nomeados. Só então teremos condições de analisar as áreas as demandas para definir a nova listagem de profissionais a serem convocados.”, disse.

Destaques

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...

Segundo mais seguro do país, DF reduz roubos e mantém uma das menores taxas de homicídio da história

Por Kleber Karpov A capital federal, conhecida por ser uma...

Silene da Saúde lança pré-candidatura à Câmara Legislativa do DF com foco em servidores e saúde pública

Por Kleber Karpov Silene Almeida, uma das vozes mais expressivas...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...