Por Kleber Karpov
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a solenidade de conclusão do 2° Curso de Policiamento Montado, Nível Misto 2025, na manhã desta sexta-feira (12). O curso, promovido pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Rabelo, formou 30 policiais militares após três meses de treinamento intensivo. A formação, iniciada com 38 participantes, visou o aperfeiçoamento técnico e o fortalecimento de habilidades essenciais para o policiamento ostensivo montado.
A formação teve duração de cerca de 90 dias e preparou os militares para o policiamento ostensivo a cavalo. Os policiais aprimoraram técnicas específicas, internalizando valores institucionais. Durante o curso, os formandos vivenciaram atividades que integraram o domínio da equitação às práticas de patrulhamento e abordagem. Eles também aplicaram o planejamento tático por meio do Cartão Programa em diferentes contextos operacionais.
Habilidades essenciais
A formação focou no desenvolvimento de competências além das técnicas. O programa concentrou-se no fortalecimento da liderança, do trabalho em equipe e da capacidade de tomada de decisão em situações de pressão. Esses aspectos são considerados essenciais para o desempenho das funções policiais, conforme a corporação.
O curso promoveu discussões e práticas relacionadas ao controle emocional e à ética profissional. As instruções ressaltaram a importância do respeito ao cavalo como parceiro operacional nas ações de policiamento montado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










