Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde iniciou neste mês a distribuição da vacina pneumocócica 20-valente conjugada (pneumo 20) para idosos com 85 anos ou mais através do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa proteger a população mais vulnerável contra infecções graves causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia e meningite, e tem como meta alcançar uma cobertura de pelo menos 90% do público-alvo.
A vacina pneumo 20 oferece uma defesa robusta contra 20 sorotipos distintos da bactéria que é uma das principais causas de doenças pneumocócicas invasivas. Essas enfermidades representam um risco acentuado para pessoas idosas, cujo sistema imunológico passa por um processo natural de enfraquecimento com o avanço da idade, tornando-as mais suscetíveis a complicações.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2025, indicam que a taxa de hospitalizações por pneumonia entre pessoas com mais de 80 anos foi de 2.902,7 por 100 mil habitantes. Para o mesmo grupo, a taxa de mortalidade registrada foi de 743,1 por 100 mil.
Histórico da vacina no calendário nacional
A ampliação do público-alvo ocorre meses após a incorporação do mesmo imunizante no Calendário Nacional de Vacinação para outro grupo de risco. Em junho deste ano, a pneumo 20 passou a ser oferecida pelo SUS para crianças menores de cinco anos. Desde sua implementação para o público infantil, a iniciativa demonstrou resultados expressivos. De acordo com o balanço do governo, mais de um milhão de crianças já receberam a dose da vacina em todo o país.
Serviço de vacinação
Para receber o imunizante, os idosos elegíveis devem comparecer a uma unidade de saúde da rede pública. É necessário apresentar um documento de identidade que comprove a idade para ter acesso à vacina. O Ministério da Saúde ressalta que não há necessidade de prescrição médica para a aplicação da dose. A ausência de exigência de receita visa facilitar e agilizar o acesso da população à imunização.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













