18.5 C
Brasília
04 fev 2026 04:48

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

Dúvida em que muitas pessoas tem no ato da contratação do plano

De acordo com os dados Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país em números de cirurgias plásticas realizadas em todo o mundo, corresponde a 1,45 milhões de procedimentos realizados. O nosso país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que realiza 1,57 milhão de procedimentos estéticos. Por conta dessa realidade é super natural que os beneficiários de planos de saúde têm essa dúvida.

CEO da Ligamar Seguros, Manoel Alexandre de Oliveira – Foto: Divulgação

O CEO da Ligamar Seguros, Manoel Alexandre de Oliveira, com mais de 15 anos de atuação no mercado esclareceu muitas vezes sobre o assunto. Para ele, é fundamental essa orientação logo no ato da contratação do plano de saúde para evitar frustações e permanecer uma negociação mais clara possível. “A regra é clara, os planos de saúde não cobrem procedimentos plásticos com a finalidade apenas estético”. A Agência Nacional de Saúde Suplementar define que os planos tem obrigação de cobrir cirurgias plásticas com o intuito de corrigir defeitos, sejam eles congênitos ou adquiridos. “No caso de correção de deformidades que o paciente apresente, e também cirurgias reparadoras tem cobertura”, acrescenta Manoel Alexandre.

Cirurgias que os planos de saúde devem cobrir

  • Reconstrução mamária – Mulheres que receberam o diagnóstico de câncer ou que realizaram mastectomia recebem a cobertura do plano de saúde, bem como pacientes com lesões traumáticas.
  • Redução das mamas – O plano de saúde cobre a cirurgia, quando a redução das mamas impacta em problemas para a saúde, inclusive para a coluna, em casos de gigantomastia.
  • Blefaroplastia – Consiste no procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele das pálpebras. Há casos em que pode interferir na visão do paciente.
  • Queimaduras, queloides e cicatrizes – A cirurgia plástica com a finalidade de reparar esses problemas deve ser coberta pelo plano de saúde, segundo recomendações da ANS.
  • Excesso de pele – Pacientes com obesidade mórbida submetidos a procedimentos como a cirurgia bariátrica ou redução de estômago podem apresentar excesso de pele resultante do emagrecimento.
  • Outros – Nos casos dos procedimentos que se enquadram nos itens acima e necessita de prótese, apêndices e órteses, necessários para o procedimento de cirurgia plástica.

Sobre a Ligamar Seguros

A Ligamar Seguros é uma corretora de planos de saúde e seguros de vida especializada em oferecer as melhores operadoras de saúde do país, com rede credenciada altamente capacitada para atender o que for necessário. Pós venda qualificada para oferecer melhor suporte ao cliente, auxiliando numa melhor experiência na utilização dos seus seguros.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...