Pesquisa da UnB desenvolve dispositivo com látex e LED para evitar amputações por pé diabético

 Tecnologia nacional e de baixo custo acelera cicatrização de feridas crônicas em pacientes

Por Kleber Karpov

Uma nova tecnologia médica, o dispositivo batizado de “Rapha”, foi desenvolvido pela professora Suélia Rodrigues, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), e anunciado publicamente no início de outubro, em Brasília, Distrito Federal. O método de tratamento associa lâminas de látex natural e luz LED para acelerar a regeneração de tecidos, de modo a combater úlceras crônicas do pé diabético o que pode evitar amputações a vitimar cerca de 50 mil brasileiros anualmente.

A inovação é resultado de um trabalho de quase duas décadas de dedicação do Grupo de Engenharia Biomédica da UnB, coordenado pela professora Suélia Rodrigues e pelo pesquisador Adson Ferreira da Rocha. O equipamento é composto por dois elementos principais: um curativo feito com látex natural extraído da seringueira brasileira e um emissor móvel de luz LED de baixa intensidade.

O mecanismo de ação do “Rapha” se baseia na fototerapia, onde a luz LED estimula a regeneração celular e a formação de novos vasos sanguíneos na área afetada. Além disso, o curativo de látex atua como um biomaterial bioativo, otimizando o ambiente da ferida para um processo de cicatrização mais rápido do que os métodos convencionais disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Como funciona

Na prática, a aplicação do dispositivo é considerada simples o que torna o tratamento viável para uso domiciliar, além de hospitalar. Após a limpeza correta da área, o profissional de saúde aplica a lâmina de látex diretamente sobre a úlcera e posiciona a fonte de luz LED por, aproximadamente, trinta minutos.

O curativo, então, deve permanecer no local por vinte e quatro horas. O processo é repetido diariamente, de acordo com as orientações clínicas. A facilidade de uso do aparelho, recarregável e portátil, representa uma alternativa para reduzir o custo e a demanda por internações hospitalares.

A motivação para o desenvolvimento do projeto surgiu de uma experiência pessoal da pesquisadora. A professora Suélia Rodrigues, representante da UnB no projeto, relatou que o sofrimento do pai, que enfrentava complicações decorrentes do diabetes, serviu de inspiração para unir a ciência à empatia no campo da saúde pública. O potencial do dispositivo para transformar a vida de milhões de pessoas é a principal força motriz por trás da continuidade da pesquisa.

“Nosso sonho é que ninguém mais precise perder um membro por falta de tratamento. O projeto mostra o poder da ciência brasileira quando se alia à sensibilidade humana — e como a dor pode, sim, ser o ponto de partida para uma grande transformação”, afirmou Suélia Rodrigues.

Apoio institucional

O dispositivo possui certificação de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e aguarda a etapa final de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta aprovação é crucial para que a produção possa ser iniciada em larga escala.

A produção industrial do equipamento será responsabilidade da empresa Life Care Medical, de São Paulo, que firmou uma parceria com os pesquisadores da Universidade de Brasília. O uso de insumos nacionais, como o bioativo da seringueira, garante a acessibilidade e estimula a cadeia produtiva local, incluindo a agricultura familiar.

O projeto conta com apoio financeiro e institucional do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Finatec. Além disso, a senadora Leila Barros (PDT-DF) e a deputada Erika Kokay (PT-DF) destinaram emendas parlamentares para viabilizar as fases regulatórias da tecnologia.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Destaques

Jogada ensaiada? Flávio Bolsonaro se reúne com cúpula da TV Globo antes de sabatina no JN

Por Kleber Karpov O candidato à Presidência da República pelo...

Teste genético personaliza prevenção e cuidado no combate ao câncer de mama

Por Kleber Karpov A mastologista Deidimar Cássia Batista Abreu, médica...

Celina Leão aposta em tecnologia para diversificar economia do DF e prevê 10 mil empregos

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão cobra adversário sobre Fundo Constitucional e anuncia ato em defesa dos recursos do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Jorge Vianna avalia efeitos do fim da escala 6×1 na jornada da enfermagem brasileira e cobra aprovação de 36 horas semanais

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) avaliou,...