27.5 C
Brasília
07 fev 2026 14:54

Pesquisa apoiada pela FAPDF valida fita antimicrobiana para uso hospitalar

Estudo em hospital universitário demonstra redução de carga microbiana em superfícies de alto toque e ganha reconhecimento em periódico internacional

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa apoiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) validou a eficácia de fita antimicrobiana à base de cobre para controle de contaminação em hospitais, em 17/Jan. O estudo, publicado na revista científica Antibiotics, demonstrou redução significativa da carga microbiana em superfícies de alto toque ao longo de 19 semanas de uso em hospital universitário. A tecnologia deve ser submetida ao registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para futura incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O revestimento adesivo flexível utiliza o cobre incorporado a uma matriz polimérica para eliminar microrganismos de forma contínua e passiva. A pesquisadora Andreanne Vasconcelos, coordenadora do estudo e CEO da startup People&Science, explicou que a fita permite a autodesinfecção permanente de torneiras, corrimãos e maçanetas. Segundo a biomédica, o método dispensa a dependência exclusiva de limpezas químicas frequentes e mudanças de comportamento dos usuários.

“Esse fomento foi essencial não apenas para a realização do projeto, mas também para minha trajetória como jovem pesquisadora. Fortaleceu minha formação, ampliou minhas oportunidades de colaboração internacional e aumentou meu compromisso em seguir produzindo ciência de impacto no Brasil”, ressalta Andreanne Vasconcelos.

Andreanne Vasconcelos é biomédica, doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora da University of Lincoln, no Reino Unido | Fotos: Divulgação/FAPDF

Reconhecimento e fomento

O projeto contou com recursos dos editais Demanda Espontânea e FAPDF Participa, o que viabilizou testes laboratoriais e cooperação técnica com a University of Lincoln, no Reino Unido. Para o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, o reconhecimento internacional reforça a relevância do investimento público em ciência no Distrito Federal. A fundação deve apoiar a expansão dos testes para ambientes de transporte público e instituições de ensino.

“Quando uma pesquisa apoiada pela FAPDF alcança reconhecimento internacional, isso demonstra que o investimento público em ciência gera resultados concretos e relevantes para a sociedade”, afirma Leonardo Reisman.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

DF terá mais de 50 pontos de vacinação neste sábado (7)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hospital Cidade do Sol adota sistema digital para controle de medicamentos

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Brazlândia deve receber nova Unidade Básica de Saúde em março

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) iniciou, nesta...

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

Por Kleber Karpov O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Destaques

DF terá mais de 50 pontos de vacinação neste sábado (7)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hospital Cidade do Sol adota sistema digital para controle de medicamentos

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Brazlândia deve receber nova Unidade Básica de Saúde em março

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...