Pela primeira vez, Conselho de Saúde elege presidente do segmento trabalhador

Jeovânia Rodrigues representa o Sindicato dos Odontologistas do DF

Por Leandro Cipriano

Por 21 votos a favor e seis contrários, Jeovânia Rodrigues Silva foi eleita a nova presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal para o biênio 2020-2021. Votada na manhã desta sexta-feira (6), em eleição no auditório do Hemocentro, a servidora é a primeira representante do segmento trabalhador da saúde a ocupar o cargo.

“É muito emblemático. O trabalhador tem muito a contribuir”, disse Jeovânia, que representa o Sindicato dos Odontologistas do DF. “Mas é importante destacar que estar na presidência não é mais representar segmento algum. É dar voz ao coletivo. O momento é de compromisso coletivo e diálogo permanente, a partir do respeito mútuo”, frisou.

Além da presidente, também foram escolhidos os novos integrantes da mesa diretora do Conselho de Saúde. Como Jeovânia Rodrigues, representando os trabalhadores, ocupam a mesa o vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Luiz da Costa, em nome dos gestores; e Domingos Filho e Lourdes Piantino, representando o seguimento de usuários da rede pública de saúde.

Lourdes já ocupou por duas vezes seguidas a gestão anterior do conselho, encerrada em 31 de agosto deste ano. Foi a primeira vez que o órgão foi presidido por um usuário da saúde pública. Até então, todos os presidentes eram membros da gestão da Secretaria de Saúde.

Posse

Presente à eleição, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, parabenizou o processo de escolha e empossou todos os membros, titulares e suplentes, no novo conselho. Eles foram designados para o quadriênio 2019-2023 e nomeados na edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (5).

“Houve [na eleição] muita harmonia, muito humor e, principalmente, a competência dessa mesa diretora, que vai nos dar a direção e o andamento para melhorar a saúde do DF, de acordo com todas as aprovações e propostas que serão deliberadas e, logicamente, utilizadas e publicadas pela Secretaria de Saúde”, afirmou Okumoto.

Conselho

O Conselho de Saúde do DF é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). De caráter permanente, tem a missão de fiscalizar, deliberar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde.

É um órgão vinculado à Secretaria de Saúde, composto por movimentos de usuários do DF, entidades trabalhistas, governo e prestadores de serviços de saúde. Na representação do conselho, os usuários têm 50% das cadeiras, enquanto gestores e trabalhadores têm 25% cada.

Fonte: Agência Saúde DF

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Destaques

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...