PCDF aceita reajuste de 27% após negociação no MGI

Reajuste será escalonado até 2026 para classe especial da Polícia Civil do Distrito Federal

Por Kleber Karpov

Policiais civis do Distrito Federal aprovam proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após assembleia realizada na sexta-feira, 03/Out, em frente ao Bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A categoria se mobilizou durante o Fórum de Diálogo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no MGI e deu aceite ao reajuste acumulado de 27% para classe especial, a ser pago em duas parcelas, em 2025 e 2026.

A proposta do governo federal prevê o reajuste de 27% acumulado para a classe especial, com a primeira parcela de 12,81% em 2025 incidindo sobre o salário atual. A segunda parcela, de 12,82%, será aplicada sobre o valor já reajustado em 2026, incorporando a inflação e permitindo alcançar o percentual final.

Negociação e Limites

A mesa de negociação contou com a participação de parlamentares e representantes sindicais, como a senadora Leila Barros (PDT-DF), a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o ex-deputado federal Luis Miranda, Enoque Venancio, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), e Claudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF). Representantes da área técnica do MGI e do Fundo Nacional de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça, também integraram a reunião.

Para Enoque Venancio, do Sinpol-DF, o fechamento deste ciclo representa uma conquista para a categoria, apesar do reconhecimento dos limites impostos à negociação. Venancio destacou a busca pela ampliação máxima dos índices, dentro da orientação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas afirmou a necessidade de acatar a proposta.

“É preciso encerrar essa etapa para garantir o que já foi conquistado. A luta pela paridade continuará, mas este é um avanço que não podemos perder”, disse Enoque Venancio, ao ver o reajuste como um passo pequeno, mas melhor que nada.
A proposta foi aprovada de forma unânime pela categoria. Agora, o sindicato comunicará o aceite de forma oficial ao MGI, e o reajuste será encaminhado como Projeto de Lei (PL) para votação no Congresso Nacional.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...