19.5 C
Brasília
20 mar 2026 06:58

Ouvidoria do DF passa a priorizar atendimento de demandas sobre dengue

Solicitações da população voltadas para eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti passam a ser tratadas em caráter emergencial com a publicação de portaria pela DF Legal na edição desta quinta (15) do Diário Oficial do DF

Diante da necessidade de prevenir e acabar com a proliferação da dengue, todas as demandas recebidas via Ouvidoria relacionadas a este assunto passam a ser gerenciadas e tratadas de maneira emergencial. A medida foi publicada pela Secretaria DF Legal na edição desta quinta (25) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Mais de 2,7 mil pneus foram recolhidos no primeiro dia da força-tarefa | Foto: DF Legal

Os trabalhos serão coordenados pela Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos Sólidos (Sufir) em conjunto com a Secretaria-Executiva de Inteligência e Compliance (Seint), mas as ações não se restringem às duas. As subsecretarias que fiscalizam obras e atividades econômicas também estão envolvidas. No auxílio ao combate à dengue, a pasta pode fiscalizar  lotes sujos, descarte irregular de entulho e resíduos domésticos, além de água servida, que é a água suja usada em residências e despejada em via pública.

Força-tarefa

“São ações que já eram realizadas, e vamos dar continuidade, além de intensificar”, reforça o titular da Sufir, Edmilson Cruz. “Contamos com a ajuda de todos para que possamos notificar e multar aqueles que ainda não se conscientizaram da gravidade que tem sido a dengue na capital”. A população pode colaborar, enviando denúncias para o telefone 162, da Ouvidoria, ou diretamente, no site Participa DF.

Só no primeiro dia da força-tarefa, que contemplou Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho e Riacho Fundo,  o SLU e a Novacap recolheram mais de 100 caminhões de resíduos, entulhos e 2.770 pneus. Também foram lavradas notificações e aplicadas quatro multas que, somadas, ultrapassam os R$ 60 mil.

Vistorias

A criação da força-tarefa é uma continuidade do trabalho já feito pela DF Legal em toda a capital. Em relação ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, em 2023, foram efetuadas 11.940 vistorias, aplicadas 1.745 notificações e lavradas 216 multas. Já em resíduos sólidos domiciliares, ainda no ano passado, a DF Legal fez 5.782 vistorias e aplicou 1.452 notificações e lavrou 24 multas.

No caso de lotes vazios, a pasta verifica se os espaços estão nas condições ideais, sem acúmulo de lixo, com a grama ou mato cortados, a fim de evitar proliferação de insetos peçonhentos e acúmulo de água parada. Nessa categoria, durante o ano passado foram feitas 2.058 vistorias, 275 notificações e 11 multas.

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...

DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Flávio Dino dá 5 dias para senador Carlos Viana explicar repasse de emendas à Lagoinha

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...