Por Kleber Karpov
A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante de 14% nos incidentes envolvendo pipas na rede elétrica do Distrito Federal em 2025. De janeiro a novembro, foram contabilizadas 411 ocorrências, um número superior às 360 registradas no mesmo período de 2024. O impacto no fornecimento de energia também cresceu, afetando 138,5 mil clientes neste ano, ante 120,4 mil no ano anterior.
O risco de acidentes e interrupções no fornecimento se intensifica com a chegada das férias escolares, quando a prática de empinar pipas aumenta. O perigo surge quando as linhas se enroscam em postes, transformadores ou cabos, provocando curtos-circuitos, rompimento da fiação e interrupções.
Riscos e Prevenção
A distribuidora de energia faz um apelo para a conscientização, destacando que a retirada de pipas presas na rede deve ser feita apenas por profissionais treinados. Além disso, o uso de materiais inadequados potencializa os riscos:
Para o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília, alerta Jorge Frota “A pipa deve ser empinada apenas em locais amplos e longe da rede elétrica, como campos, parques e áreas descampadas. Jamais tente retirar uma pipa presa na fiação. E nunca utilize cerol ou linha chilena, que, além de perigosos para a população, podem danificar os cabos.”.

Em situações de emergência envolvendo a rede elétrica, a população deve acionar a Neoenergia Brasília pelo número 116. Em caso de acidentes com feridos, a orientação é desligar a chave geral ou o disjuntor e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













