Por Kleber Karpov
A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante de 14% nos incidentes envolvendo pipas na rede elétrica do Distrito Federal em 2025. De janeiro a novembro, foram contabilizadas 411 ocorrências, um número superior às 360 registradas no mesmo período de 2024. O impacto no fornecimento de energia também cresceu, afetando 138,5 mil clientes neste ano, ante 120,4 mil no ano anterior.
O risco de acidentes e interrupções no fornecimento se intensifica com a chegada das férias escolares, quando a prática de empinar pipas aumenta. O perigo surge quando as linhas se enroscam em postes, transformadores ou cabos, provocando curtos-circuitos, rompimento da fiação e interrupções.
Riscos e Prevenção
A distribuidora de energia faz um apelo para a conscientização, destacando que a retirada de pipas presas na rede deve ser feita apenas por profissionais treinados. Além disso, o uso de materiais inadequados potencializa os riscos:
Para o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília, alerta Jorge Frota “A pipa deve ser empinada apenas em locais amplos e longe da rede elétrica, como campos, parques e áreas descampadas. Jamais tente retirar uma pipa presa na fiação. E nunca utilize cerol ou linha chilena, que, além de perigosos para a população, podem danificar os cabos.”.

Em situações de emergência envolvendo a rede elétrica, a população deve acionar a Neoenergia Brasília pelo número 116. Em caso de acidentes com feridos, a orientação é desligar a chave geral ou o disjuntor e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










