18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:28

“O que vocês fazem nos orgulha”: afirma Roosevelt, em homenagem ao Corpo de Bombeiros do DF

Para homenagear os 168 anos do Corpo de Bombeiros Militares e os 60 anos do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do DF, a Câmara Legislativa realizou, nesta sexta-feira (21), uma sessão solene com a entrega de moções de louvor a membros da corporação. A iniciativa da cerimônia é do deputado Roosevelt (PL), que é subtenente veterano da instituição.

O parlamentar falou do orgulho de ser um representante dos bombeiros na Casa de Leis e do prestígio que os militares têm junto à sociedade. “No aniversário do Corpo de Bombeiros, não só nós, integrantes da corporação, estamos de parabéns, mas toda a sociedade, porque ela sabe que tem guardiões, pessoas que estão dispostas a sacrificar a vida pelo próximo. Nós cumprimos uma missão bíblica”, afirmou.

O capitão de Mar e Guerra Damasceno lembrou que que a história dos bombeiros está atrelada à Marinha do Brasil. Ele narrou que, em 1797, foi determinado pela Rainha Maria I que o arsenal de marinha do Rio de Janeiro fosse o responsável pela extinção de incêndios na cidade do Rio de Janeiro, o que, anos mais tarde, ensejou a criação de uma instituição própria com essa finalidade. “Temos laços de amizade, respeito, admiração e relacionamento institucional”, afirmou o militar.

Um ponto destacado na cerimônia foi a participação de bombeiros militares do DF no socorro às vítimas da tragédia climática do Rio Grande do Sul. O comandante-geral do CBMDF, Coronel Sandro Gomes, afirmou que a corporação cedeu 47 homens que têm atuado na linha de frente de resgate nos alagamentos. O militar contou ainda que a instituição também tem representantes atuando na floresta amazônica e no pantanal.

“O Corpo de Bombeiros do DF não é apenas de Brasília, mas do Brasil. Temos gente no Rio Grande do Sul e em outros estados, atuando junto à Força Nacional. Somos mais de 6 mil homens no DF dano o melhor para a sociedade”, afirmou.

Para Alexandre Patury, secretário-executivo de segurança pública do DF, a corporação tem honrado a instituição criada por Dom Pedro II, deixando um legado de patriotismo e amor à nação. “Vocês arriscam a vida por um desconhecido. Isso é amor à causa, amor às pessoas. Apagar um incêndio florestal é amor à terra”, declarou.

Roosevelt destacou que os bombeiros militares não apenas realizam tarefas complexas e perigosas, mas também protegem o meio ambiente, o patrimônio e as vidas dos cidadãos, muitas vezes arriscando suas próprias vidas. Para o distrital, o lema “vidas alheias e riquezas salvar!” reflete o compromisso com a missão de servir e proteger. “O que vocês fazem nos orgulha”, arrematou.

Ao final da sessão solene, o parlamentar entregou moções de louvor a 35 integrantes da corporação em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. A cerimônia teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF.

História

A criação do Corpo de Bombeiros no Brasil tem como marco a data de 2 de julho de 1856, quando o Imperador Dom Pedro II assinou o decreto que estabeleceu oficialmente a primeira corporação de bombeiros no país. A necessidade de uma resposta organizada a incêndios tornou-se evidente após o grande incêndio da Igreja da Sé em 1821, no Rio de Janeiro. Este acontecimento evidenciou a necessidade de constituir uma força dedicada ao combate a incêndios na então capital do Império.

Sob a liderança de Dom Pedro II, a corporação de bombeiros do Rio de Janeiro começou suas atividades com um contingente pequeno, utilizando bombas manuais e carruagens puxadas por cavalos. Com o tempo, os bombeiros investiram na profissionalização e modernização da força, que gradualmente incorporou novas tecnologias, como bombas a vapor e veículos motorizados. Este desenvolvimento não se restringiu ao Rio de Janeiro, mas serviu de modelo para outras cidades brasileiras, acompanhando o crescimento urbano e a necessidade de serviços de emergência mais eficientes.

Hoje, o Corpo de Bombeiros está presente em todos os estados do Brasil, desempenhando atividades de combate a incêndios, resgates, salvamentos e prevenção de desastres.

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...