18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:54

NurseHack4Health Brasil reúne a Enfermagem em torno da inovação

Programa internacional de inovação inédito no país impulsiona o desenvolvimento de soluções voltadas para necessidades reais enfrentadas por pacientes, estudantes em ambientes acadêmicos e profissionais de Enfermagem nos sistemas de saúde

Visando estimular o desenvolvimento de competências de inovação em estudantes e profissionais de Enfermagem foi iniciada, na última semana, a primeira edição do NurseHack4Health™ (NH4H) Brasil, uma iniciativa global inédita no país. O programa mobiliza estudantes, docentes e profissionais de Enfermagem e da saúde em uma jornada formativa dividida em três etapas, que culminará na apresentação presencial das soluções finalistas durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no Centro de Convenções de Salvador (BA), no dia 10 de setembro.

Com apoio do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o evento é promovido pela Johnson & Johnson, pela Sociedade de Enfermeiros Cientistas, Inovadores, Empreendedores & Líderes (SONSIEL) e pela Microsoft. O NH4H Brasil proporciona uma experiência imersiva e colaborativa, integrando teoria e prática com foco na melhoria dos ambientes acadêmicos e ambientes de trabalhos em Enfermagem nos sistemas de saúde.

“O sucesso do NH4H Brasil demonstra que a Enfermagem brasileira está preparada para ocupar espaços estratégicos de decisão e criação. Estimulamos o pensamento crítico, a inovação e o empreendedorismo — pilares essenciais para o futuro da profissão. Fica evidente o enorme potencial dos nossos profissionais para liderar transformações concretas no cuidado em saúde”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Durante a etapa do Hackathon, o programa contou com 29 equipes inscritas, de 15 estados brasileiros, totalizando aproximadamente 230 participantes. Dessas, 23 equipes participaram ativamente do hackathon virtual, realizado nos dias 2 e 3 de agosto. Após avaliação das propostas, 15 equipes foram selecionadas para a etapa final, o Pitch-A-Thon, que será realizada presencialmente durante o CBCENF. “Convidamos todos a participarem da etapa Pitch-A-Thon, na qual as equipes finalistas apresentarão suas soluções e concorrerão ao prêmio de 10 mil reais, que viabilizará sua implementação”, convida Lucas Gardim, líder de inovação da Sonsiel.

A jornada formativa teve início com sessões virtuais preparatórias nos dias 16 de junho, 09 e 23 de julho. Durante o Pitch-A-Thon, as equipes finalistas apresentarão soluções voltadas para três grandes eixos temáticos: atração e retenção de estudantes, atração e retenção de profissionais, e inovação para comunidades e populações vulneráveis.

“Estamos diante de um marco histórico para a Enfermagem no Brasil. O NH4H cria conexões, desperta talentos e comprova que a inovação está ao alcance de todos. Construímos um espaço seguro e inspirador para que ideias ganhem forma com base científica, propósito social e impacto real”, afirmou Ludimila Magalhães, coordenadora da Câmara Técnica de Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Enfermagem do Cofen.

Para o diretor executivo da SONSIEL, Nico G. Sciascia, o NH4H Brasil é mais do que um evento, é um movimento de empoderamento e construção coletiva. “Testemunhar a capacidade dos profissionais brasileiros em desenvolver soluções originais e eficazes para desafios complexos é extremamente inspirador. Esta é uma iniciativa estratégica que contribui para o fortalecimento global da Enfermagem como força transformadora da saúde pública”, declarou.

Confira a programação.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...