18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:36

Nova Administração do TJDFT para biênio 2024-2026 toma posse

A nova Administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para o biênio 2024-2026 tomou posse nesta segunda-feira, 22/4, em sessão solene do Tribunal Pleno da Corte. O Desembargador Waldir Leôncio Júnior foi empossado no cargo de Presidente do TJDFT. Os Desembargadores Roberval Casemiro Belinati, Angelo Canducci Passareli e Mario-Zam Belmiro Rosa assumiram os cargos de 1° Vice-Presidente, 2° Vice-Presidência e Corregedor da Justiça do DF, respectivamente.

A mesa de honra da sessão solene foi composta pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; pelo Presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz de Souza Silva; pelo Procurador de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Georges Seigneur; e pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pelo canal do TJDFT no Youtube e conduzida pelo Desembargador Cruz Macedo, ex-Presidente do Tribunal. Ao passar o comando da Casa para o Desembargador Waldir Leôncio Júnior, que também é natural do Ceará, Cruz Macedo agradeceu o empenho dos colegas magistrados(as) e de servidores(as). “Eu me despeço dizendo que fizemos tudo que foi possível para ter um Tribunal cada vez melhor. Conseguimos ampliar o número de servidores, de funções e retornar a esse Palacinho. Muitas realizações ainda virão. É com muita alegria que peço as benções de Deus e os melhores votos de êxito para os novos gestores desse Tribunal”, disse.

Foto: TJDFT

Depois de ser empossado, o Presidente Waldir Leôncio Júnior deu posse aos três Desembargadores que compõem a Administração. Os magistrados assinaram o compromisso de posse e prestaram juramento. Em seu discurso, o novo Presidente do TJDFT elogiou a Administração do Desembargador Cruz Macedo e destacou que assume a presidência do Tribunal com desafio de “manter e melhorar um padrão que garanta a excelência na prestação jurisdicional”. O Presidente lembrou a qualidade do serviço oferecido pelo TJDFT, reconhecida e certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por cinco vezes consecutivas.

“A tarefa de suceder essa profícua gestão exige redobrados esforços (…) Vejam como é grande o desafio! Mas para alcançar esse objetivo estamos certos de que não nos há de faltar o apoio dos nossos pares. Além disso, contamos com o talento, empenho, comprometimento e competência dos valorosos colegas”, disse, referindo-se aos Desembargadores do Tribunal, em especial a Roberval Casemiro Belinati, Angelo Canducci Passareli e Mario-Zam Belmiro Rosa, que irão compor a Administração. “Esses três eminentes colegas são magistrados de carreira há mais de 30 anos. Aqui chegaram jovens e ao longo do tempo angariaram e acumularam vasta experiência jurídica e administrativa. (…) São homens experientes e cultos, talhados para enfrentar de maneira bem-sucedida a missão que os aguarda”, completou.

Foto: TJDFT

Projetos

Durante a solenidade, o novo Presidente do TJDFT apresentou alguns projetos que devem ser implantados nos próximos anos. O aperfeiçoamento do Processo Judicial eletrônico (PJe) de segunda instância, o uso da inteligência artificial para superar o congestionamento das pautas e a capacitação de magistrados(as) e servidores(as).

“A implementação desse programa (Projeto de Transformação Digital – PTD) envolverá uma série de ações coordenadas para aprimorar o PJe e a qualidade dos dados. Além disso, haverá um foco especial na capacitação contínuados magistrados(as) e dos servidores(as), na comunicação eficaz, na gestão de pessoas e na promoção da inovação”, disse.

Foto: TJDFT

Outra iniciativa, segundo o Desembargador, será o incentivo aos estudos para a implementação do Programa de Residência Jurídica no TJDFT, conforme Resolução 439/2022 do CNJ. A residência constitui modalidade de ensino destinado a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou que tenham concluído o curso de graduação há no máximo cinco anos.

O novo Presidente adiantou que as unidades judiciárias que estão instaladas no Fórum Júlio Fabrini Mirabete serão transferidas para o Bloco B do Fórum de Brasília e para o prédio da antiga Vara da Infância e da Juventude. “Isso trará mais segurança para todos e representará uma considerável economia para o nosso exíguo orçamento”, afirmou.

Ao final, o magistrado destacou que a missão a cumprir é “fazer Justiça”. “E isso requer não apenas bons Juízes, mas Juízes bons”, disse, fazendo referência ao Código Geral da Suécia “mais vale um Juiz bom e prudente que uma lei boa. Com um Juiz mau e injusto, uma lei boa de nada serve, porque ele a verga e a torna injusta a seu modo”.

A solenidade de posse foi prestigiada por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. Magistrados(as) do TJDFT, servidores(as), familiares e amigos(as) dos empossados também estiveram presentes.

Confira as fotos da solenidade no Flickr do TJDFT.

Confira o discurso do novo Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior.

FonteTJDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...