17.5 C
Brasília
29 jan 2026 07:11

Natal Solidário do GDF leva magia e serviços para mil pessoas em Sol Nascente

Ação da Secretaria da Mulher (SMDF) e parceiros oferece lazer, brinquedos e fortalece a proteção e a autonomia das famílias na comunidade

Por Kleber Karpov

Cerca de mil pessoas, entre crianças e familiares, participaram neste sábado (13) do Natal Solidário, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no Centro Olímpico e Paralímpico Parque de Vaquejada, em Sol Nascente/Pôr do Sol (Ceilândia). O evento, capitaneado pela Secretaria da Mulher (SMDF), combinou a chegada emocionante do Papai Noel em um helicóptero do Detran-DF com a oferta de lazer, atividades de cuidado e serviços focados na garantia de direitos e na autonomia das mulheres da região.

O ápice da festa, que emocionou crianças e familiares, foi a chegada do Papai e da Mamãe Noel em um helicóptero do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A diarista Edilene Nogueira, de 27 anos, mãe da pequena Nathany, de 5 anos, descreveu a emoção: “Minha filha chorou quando viu os dois. Ela fica muito emotiva nesse período”.

O público infantil aproveitou diversas atrações, incluindo atividades esportivas e recreativas, brinquedos infláveis, contação de histórias e a exposição de viaturas do Detran-DF. O pequeno Gael, de 6 anos, estava animado após interagir com o casal Noel: “Comi cachorro-quente, pipoca, tomei refrigerante e ganhei um monte de balinha e uma bola do Flamengo”, disse, ao lado da mãe, a atendente Lorrane Correia, de 32 anos.

Serviços e Autonomia Feminina

O Natal Solidário representou mais do que uma celebração, cumprindo o objetivo de promover a integração comunitária e a garantia de direitos. A Secretaria da Mulher e órgãos parceiros ofertaram serviços de cuidado e beleza voltados ao público adulto, como massagem e aula de defesa pessoal.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou o significado da iniciativa. “A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o cuidado, a inclusão e a garantia de direitos, fortalecendo vínculos familiares e levando acolhimento às comunidades”, afirmou.

O evento é fruto de uma grande ação social do GDF, contando com o apoio de diversas secretarias e órgãos, como a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF) e o Detran.

A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata Daguiar, reforçou o propósito da ação: “O objetivo foi promover um dia de integração comunitária, celebração natalina e garantia de direitos, fortalecendo vínculos familiares e oferecendo atividades que estimulem o bem-estar físico, emocional e social das famílias atendidas”.

O Natal Solidário integra as políticas públicas de inclusão e promoção da mulher, reforçando a importância do lazer como direito social e o papel do esporte como ferramenta de convivência comunitária e prevenção de vulnerabilidades, valorizando as mulheres por meio de serviços de cuidado, acolhimento e autonomia.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...