19.5 C
Brasília
29 jan 2026 16:22

Narges Mohammadi, ativista iraniana ganhadora do nobel é presa de forma brutal em Teerã

Narges Mohammadi foi detida por forças de segurança em cerimônia; Comitê Nobel exige libertação imediata

Por Kleber Karpov

A ativista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz de 2023, foi presa de forma “violenta” pelas forças de segurança do Irã em Mashhad (12/Dez). A detenção ocorreu enquanto a ativista participava de uma cerimônia em memória do advogado Khosrow Alikordi, que faleceu recentemente. A prisão, que resultou na volta da ativista para a cadeia, foi a 14ª detenção dela e ocorreu um dia após a entrega do prêmio à líder opositora venezuelana, Maria Corina Machado.

Mohammadi recebeu o Nobel da Paz de 2023 por sua “luta contra a opressão das mulheres no Irã e por sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”. Ela cumpria liberdade provisória por questões médicas desde dezembro de 2024. A ativista, de 53 anos, não pode deixar o Irã e não vê seus filhos gêmeos, que receberam o Nobel em seu nome em Oslo, há 11 anos.

Reações e denúncias de espancamento

O Comitê Norueguês do Nobel condenou a prisão e exigiu a libertação imediata de Mohammadi e de outros ativistas detidos no mesmo evento. O marido da ativista, Taghi Rahmani, confirmou a prisão e a natureza brutal do ato.

O Comitê Norueguês do Nobel está profundamente preocupado com a “brutal prisão de Narges Mohammadi ao lado de vários outros ativistas”, segundo comunicado oficial.

A Fundação Narges Mohammadi e a família da ativista denunciaram que a detenção foi “acompanhada de espancamentos, insultos e obscenidades”. O grupo exige providências imediatas.

O Comitê Norueguês do Nobel observa que a senhora Mohammadi é presa “no momento em que o Prêmio Nobel da Paz é concedido à líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado”, disse Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comitê, ao pedir esclarecimento do paradeiro de Mohammadi às autoridades iranianas. Frydnes pediu ainda garantia de segurança e a libertação incondicional da ativista.

O marido de Mohammadi, Taghi Rahmani, residente em Paris, confirmou a violência no ato. “Eles prenderam Narges violentamente. O irmão do advogado testemunhou a prisão dela no memorial”, disse Rahmani, ao braço persa da emissora britânica BBC. “Este ato viola as leis de direitos humanos e equivale a uma espécie de vingança”, completou.

A ativista está detida desde 2021 e foi condenada em diversas ocasiões por sua atuação contra o véu obrigatório e pela abolição da pena de morte no Irã.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...