Na porta de casa: mais de 9 mil pacientes recebem remédios gratuitos todo mês

Programa facilita acesso a tratamentos no DF. Em 2024, foram mais de cem mil entregas de medicamentos

Por Karinne Viana

“Nota 10!” É assim que Merência Pereira, 57, avalia o programa Medicamento em Casa. Há um ano, ela recebe mensalmente em sua residência os remédios para tratar diabetes, colesterol, hipertensão e problemas pulmonares. “É uma maravilha! Não preciso pegar fila, nem ficha. Tudo chega certinho”, diz, satisfeita.

Criado em 2020, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e o Banco de Brasília (BRB). Em 2024, foram mais de cem mil entregas. Até abril de 2025, o número já chega a quase 40 mil. Atualmente, cerca de 10 mil pacientes recebem seus medicamentos mensalmente, sem sair de casa.

A entrega é voltada a quem é cadastrado no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecidas como Farmácias de Medicamentos de Alto Custo, com unidades na Asa Sul, Ceilândia e Gama.

“A utilização do serviço tornou as filas de espera muito menores e o atendimento mais ágil. Hoje, quem vai presencialmente são os que precisam renovar o processo ou preferem buscar o medicamento. A dispensação também ficou menos estressante para os servidores e para o cidadão”, explica o gerente do Ceaf, Ricardo Marcelino.

Conforto e adesão

“É uma maravilha! Não preciso ir pegar fila, nem ficha. Tudo chega certinho”, diz, satisfeita, a autônoma Merência Pereira. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A iniciativa tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes e favorece a continuidade dos tratamentos, especialmente para quem tem doenças crônicas, incapacitantes ou com comorbidades. “Para muitos, ir até a farmácia mensalmente é inviável. Agora, com o conforto das entregas, até quem realiza o serviço é recebido com café em sinal de gratidão”, comenta Marcelino.

Quem confirma é o entregador Paulo Henrique Pereira. “Faço de 20 a 25 entregas por dia. É gratificante, porque a gente percebe que as pessoas realmente precisam. Estar lá para garantir o medicamento a elas é uma satisfação”, afirma.

A aposentada Grace Patrícia Moura, 52, também é beneficiária. Com fibromialgia e artrite reumatoide, ela participa há três anos. “Tem dias que estou bem, outros não consigo sair da cama. O programa facilita muito. O médico me orientou e, como os remédios comuns não estavam funcionando, precisei de outros bem mais caros. Mas deu tudo certo”, celebra.

O programa contempla 273 medicamentos vinculados a 102 protocolos do Ministério da Saúde e da SES-DF. As entregas seguem cronograma por região e atendem todas as Regiões Administrativas (RAs) do DF e Entorno. Para participar, o paciente deve estar cadastrado no Ceaf. Mais informações pelo telefone (61) 3029-8080.

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...