19.5 C
Brasília
06 dez 2025 00:15

MPT recomenda que GDF retome, imediatamente, vacinação para profissionais da Rede Particular de Educação

Ofício encaminhado ao governador Ibaneis Rocha cobra resolução em até cinco dias úteis

As procuradoras Carolina Pereira Mercante, Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro e Helena Fernandes Barroso, do Grupo de Trabalho ‘Volta às Aulas’ do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), expediram Recomendação ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para que o chefe do Executivo local retome, imediatamente, a vacinação prioritária dos professores da rede particular de ensino.

O documento foi enviado após a suspensão da vacinação para categoria e da declaração pública do chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, que, nesta segunda-feira (14/6), afirmou que as doses da vacina Janssen serão destinadas, exclusivamente, aos profissionais da rede pública.

Segundo as procuradoras, o Plano Nacional de Imunização inclui os trabalhadores da Educação entre os grupos prioritários, sem distinção entre os profissionais da rede pública e privada.

Elas também destacam que os profissionais da Rede Particular retornaram ao trabalho presencial em setembro de 2020 estando expostos à contaminação pelo novo coronavírus, “sobretudo os trabalhadores da Educação Infantil, haja visto que muitas crianças não utilizam máscaras de proteção facial”.

O documento recomenda que, em razão da insuficiência de doses, seja iniciada a vacinação pelos professores que atuam em salas de aula, e, sendo necessário fragmentar os profissionais, que sejam feitas pela faixa etária – 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

As procuradoras cobram o cumprimento da Recomendação no prazo máximo de cinco dias úteis, sob pena das medidas judiciais cabíveis.

FonteMPT

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...