24.5 C
Brasília
17 dez 2025 17:04

MPDFT recomenda revisão de teste físico para mulheres em concurso da PMDF

A medida orienta que 78 candidatas sejam reintegradas no processo seletivo, PMDF tem prazo de 10 dias para responder a recomendação

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) expediu recomendação à Polícia Militar do DF (PMDF) para que reconheça ilegalidade no edital do concurso para soldado. A Prodep aponta discriminação contra as candidatas mulheres na prova de corrida do Teste de Aptidão Física (TAF), na retificação realizada pelo Edital nº 08/2023 – DGP/PMDF, de 10 de fevereiro de 2023.

A modificação do edital estabeleceu um aumento na distância mínima exigida das mulheres, de 2.100 metros para 2.200 metros em 12 minutos, enquanto reduziu a exigência para os homens, de 2.600 metros para 2.400 metros, mantendo o mesmo tempo. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), a alteração não tem justificativa técnica e resultou na eliminação de 78 candidatas que teriam sido aprovadas sob o critério original.

A Prodep considera que a retificação do edital, ao impor um parâmetro mais rigoroso para as mulheres no teste de corrida, criou desproporcionalidade nos critérios de avaliação, elevando o condicionamento físico exigido das candidatas e diminuindo o dos homens. A Promotoria atua no caso para afastar comportamento discriminatório em relação às mulheres, destacando que a administração pública deve garantir tratamento isonômico a todos os candidatos.

O MPDFT quer que a corporação revise a exigência e permita que as candidatas eliminadas sigam nas etapas seguintes do concurso. A PMDF tem prazo de 10 dias para informar sobre o cumprimento da recomendação, contados a partir do dia 7 de fevereiro.

Clique aqui para ler a íntegra da recomendação.

FonteMPDFT

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

STF forma maioria contra marco temporal em julgamento sobre validade da Lei 14.701/2023

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta...

STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Destaques

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Ibaneis Rocha e Celina Leão tornam sonho da casa própriauma realidade para mais 140 famílias no Sol Nascente

Por Kleber Karpov O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

SAMia: Aplicativo gratuito de inteligência artificial fortalece cuidado em saúde mental no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...