20.5 C
Brasília
08 nov 2025 21:40

MPDFT recomenda que SES não celebre contrato emergencial de serviço de logística

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), em 23 de dezembro, que não dê prosseguimento à contratação sem licitação dos serviços de logística das unidades da SES/DF. Mesmo diante da alegação de que faltam recursos financeiros para a saúde, o que impede a SES/DF de honrar os fornecedores e manter estoque em dia, o MPDFT foi surpreendido, às vésperas do Natal, com a publicação feita pela Secretaria de Saúde de Ato de Dispensa de Licitação para contratar, de forma emergencial, “empresa especializada em operação logística para as unidades de saúde da SES/DF” no valor de quase R$ 18 milhões.

Chamou atenção do Ministério Público o fato de a Secretaria ter tido todo o ano de 2015 para licitar, mas ter deixado para o período do recesso do Judiciário e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) a publicação da Dispensa de Licitação. O MPDFT questionou não só a tentativa de terceirizar serviços de logística sem licitação (tentativa semelhante à realizada em 2014 e considerada ilegal pelo TCDF), como, ainda, o prazo de entrega das propostas, assinalado para o dia 23 de dezembro de 2015, e a restrição ao universo de possíveis interessados em contratar esses serviços com a Administração.

Para que o serviço de logística seja contratado de forma lícita, a SES/DF deve atender à Constituição Federal, à Lei Orgânica do SUS (Losus), à Lei de Licitações e à Portaria Ministerial que dispõe sobre os serviços complementares, a exemplo da Portaria 1034/2010.

O MPDFT considera a tentativa de terceirização sem licitação ilegal e recomenda que os recursos sejam usados para atender a demandas essenciais, como compra de medicamentos, insumos e materiais hospitalares. Enquanto sobram recursos públicos para pagar despesas sem licitação para terceirização de serviços que deveriam ser realizados pela própria SES/DF, faltam medicamentos básicos para tratamento de doenças cardíacas e remédios para dor utilizados por pacientes oncológicos, cuja indisponibilidade pode rapidamente levar pacientes a óbito e ao sofrimento, como a oxicodona, cujo preço unitário é de R$ 5,26 e cujo desabastecimento está relacionado à questão orçamentário-financeira, segundo informações dadas pela própria diretora de Assistência Farmacêutica da SES/DF em 18 de dezembro de 2015.

A Secretaria de Saúde do DF tem dez dias úteis para prestar informações ao MPDFT, que analisará se houve ofensa à Lei 8429/90, segundo a qual se configura ato de improbidade administrativa frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente (artigo 10, VIII) ou praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento, atentatório contra os princípios constitucionais da Administração Pública. A prática de improbidade administrativa, caso haja condenação, pode levar à perda da função pública e à elevada condenação de multa civil, entre outras penas.

Clique aqui para ler a recomendação.
Clique aqui para ler o ofício expedido pela SES/DF

Fonte: MPDFT

Maratona monumental 2025 anuncia lote extra de inscrições com padrão internacional

Por Kleber Karpov A Maratona Monumental de Brasília 2025, que...

Caiado defende combate ao crime em fórum nacional de policiais

Por Kleber Karpov O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu...

Progressistas realiza evento sobre empreendedorismo feminino em Vicente Pires

Por Kleber Karpov O movimento Mulheres Progressistas do Distrito Federal...

Anvisa deve concluir análise e aprovar vacina de dengue do Butantan em novembro

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Por unanimidade STF mantém condenação de Bolsonaro e aliados

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Enem no DF deve ter reforço no transporte público e gratuidade neste domingo (9)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Transporte e Mobilidade do...

Destaques

Câmara de dirigentes lojistas de Águas Lindas de Goiás agradece contribuição em audiência sobre fiação

Por Kleber Karpov A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

Provedores de internet solicitam prorrogação e revisão de multas em audiência pública de Águas Lindas de Goiás

Por Kleber Karpov Em audiência pública realizada na Câmara Municipal...

Maratona monumental 2025 anuncia lote extra de inscrições com padrão internacional

Por Kleber Karpov A Maratona Monumental de Brasília 2025, que...

Caiado defende combate ao crime em fórum nacional de policiais

Por Kleber Karpov O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu...

Progressistas realiza evento sobre empreendedorismo feminino em Vicente Pires

Por Kleber Karpov O movimento Mulheres Progressistas do Distrito Federal...