Modelos de saúde digital são discutidos durante evento no DF

FAP-DF, Fiocruz Brasília, UnB, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana enviaram representantes ao encontro

Representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília, da Organização Pan-Americana de Saúde e da Universidade de Brasília (UnB) se reuniram para apresentar a nova modalidade de contratação de empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A explanação foi feita na terça-feira (8), durante o evento Modelo inovador para acelerar a transformação digital no SUS, quando também houve debate sobre a importância do desenvolvimento tecnológico e apoio público para gerar avanços e inovação na saúde do DF.

Processos de recursos digitais foram o tema principal do evento | Foto: Divulgação/FAP-DF

“A transformação digital traz a saúde digital para um amplo espectro, com um conjunto de dados que ajudam a alcançar uma saúde pública de precisão”Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília

O evento faz parte do convênio firmado entre a FAPDF e a Fiocruz Brasília que teve início em 2021 com a hackathona (maratona que reúne desenvolvedores de software) Inovação digital na atenção primária à saúde para o enfrentamento da covid-19 e suas consequências. O objetivo foi o desenvolvimento de propostas de produtos, serviços e processos de recursos digitais para o enfrentamento de crises sanitárias.

Tecnologia no SUS

Durante o encontro de terça-feira, foram apresentadas as startups qualificadas para a terceira etapa dessa hackatona: SUStentação, Lab ICTB, Rastreamento de contatos, LabiAps, UpData, Saúde Conecta, Universo Sustentável e Biodev. As startups assinaram uma carta de intenção junto à Fiocruz e vão iniciar a incorporação da tecnologia desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todas as apresentações [sobre o novo modelo de contratação] fazem com que a gente reflita na quantidade de assuntos que temos envolvendo a inovação, e não é fácil encarar os desafios construindo roteiros tão novos, sobretudo no setor público, mas essa discussão já existe, e a apresentação nos mostrou como a segurança jurídica é essencial para que as pessoas possam ser criativas e não ter medo disso”, resumiu o coordenador-geral de Disseminação e Integração de Dados e Informação em Saúde do Ministério da Saúde, Tiago Bahia Fontana.

“Quem estava desde o início [no processo do hackathon] sabe dos desafios que tiveram que ser rompidos e os quebra-molas desse caminho para chegarmos até aqui”, pontuou a superintendente da FAPDF, Renata Vianna. “Temos hoje uma equipe sensacional e conseguimos mais de R$ 132 milhões em fomento diretamente em ciência, tecnologia e inovação no ano de 2022.”

Por sua vez, o coordenador do projeto do hackathon e do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, ressaltou: “A transformação digital traz a saúde digital para um amplo espectro, com um conjunto de dados que ajudam a alcançar uma saúde pública de precisão”.

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...